Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024-12-20

Lattes da Orientação Docente

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo é resultado de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que analisou trabalhos científicos produzidos em Língua Portuguesa, referente ao tema: gêneros textuais, os desafios e as possibilidades para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um roteiro de busca com critérios de inclusão e exclusão, por meio de um mapeamento bibliográfico em dois repositórios científicos digitais específicos: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). O artigo buscou compreender quais são as perspectivas teórico-metodológicas que os autores têm sobre gêneros textuais e como eles – “os gêneros” - podem contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, foi intuito deste artigo, realizar toda uma pesquisa investigativa por meio do MSL sobre o gêneros textuais, que são ricos objetos de ensino, bem como proporcionar um estudo reflexivo que auxilie os professores a estudarem e aperfeiçoarem sua ação docente para um ensino de Língua Materna que amplie e aperfeiçoe a competência comunicativa dos estudantes.

Resumo em outro idioma

This article refers to the result of a Systematic Literature Mapping, which analyzed scientific works produced in Portuguese, related to the theme: textual genres, challenges and possibilities for teaching Portuguese. To this end, we carried out a search script with inclusion and exclusion criteria, through a bibliographic mapping in two specific digital scientific repositories: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brazil), SciELO – Brazil (Scientific Electronic Library Online). The article sought to understand the theoretical-methodological perspectives that the authors have on textual genres and how they – “the genres” – can contribute to the teaching of Portuguese. Thus, the aim of this article was to carry out a comprehensive research investigation through MSL on textual genres, which are rich teaching objects, as well as to provide a reflective study that helps teachers to study and improve their teaching action for a teaching of Mother Tongue that approaches and expands the communicative competence of students, considering the multiplicity of language.

Descrição

Referência

ESTEVAM SOBRINHO, Jucilene. Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.

Identificador dARK

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess