Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil
Data
2025-07-11
Autores
Lattes da Autoria
Orientação Docente
Lattes da Orientação Docente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa teve como propósito compreender a prática pedagógica de uma professora do Grupo IV da Educação Infantil em uma creche escola localizada no município do Recife-PE, em relação ao ensino da leitura e da escrita. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brandão e Leal (2011), Ferreiro (2001), dentre outros, bem como nas diretrizes norteadoras da prática docente na Educação Infantil. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia de estudo de caso, e como forma de adquirir dados para investigação, observamos a prática docente durante dez dias e realizamos uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados obtidos constatamos uma consonância entre a teoria abordada e o trabalho docente analisado. A professora desenvolveu práticas centradas em experiências potencialmente lúdicas, na interação criança-criança, criança-adulto, criança-ambiente e na construção de propostas didáticas que favoreceram a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa às crianças de quatro anos da Educação Infantil.
Resumo em outro idioma
This research aimed to understand the teaching practices of a preschool teacher working with Group IV (four-year-olds) in a public daycare school located in Recife, Pernambuco, Brazil, in relation to reading and writing instruction. To this end, we drew upon the studies of Brandão and Leal (2011), Ferreiro (2001), among others, as well as the guiding principles of teaching practice in Early Childhood Education. We conducted a qualitative study inspired by the case study methodology. To collect data, we observed the teacher's practice over a period of ten days and carried out a semi-structured interview. Through data analysis, we found alignment between the theoretical framework and the teaching practice observed. The teacher implemented activities centered around play-based experiences, child-to-child, child-to-adult, and child-to-environment interactions, and designed instructional strategies that meaningfully supported the development of reading and writing skills in four-year-old children in Early Childhood Education.
Descrição
Palavras-chave
Referência
BRITO, Bruna Loreny Costa de. Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.
Identificador dARK
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess

