Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2889


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso dos jogos no ensino da matemática
    (2022-01-20) Silva, Joanna D’arc Bispo da; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
    A falta de compreensão de conceitos e métodos para o ensino da matemática vem tornando- se um instrumento excludente no seu uso. Dessa forma, buscou-se novas práticas metodológicas e tecnologias com o uso de jogos. A utilização do jogo como ferramenta de aprendizagem é o foco principal da pesquisa. O jogo lúdico é explorado de forma espontânea trabalhado para dinamizar o conteúdo e compreensão da matemática. O trabalho inquiriu informações sobre os jogos e suas contribuições para o ensino. Com isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com dez professores dos anos iniciais, A coleta de informações foi por meio de questionário seguido de dez perguntas abertas e fechadas. A pesquisa se deu após uma ação escolar da “semana da matemática”. Em uma escola municipal da Zona da Mata de Pernambuco. A pesquisa se enquadra na dimensão qualitativa, proporcionando uma reflexão sobre o uso dos jogos e sua contribuição educativa. Os jogos devidamente planejados e compartilhados auxiliam no aprendizado de forma satisfatória, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, favorecendo a concentração, o raciocínio lógico, emocional, dentre outras habilidades. Conforme os dados analisados os jogos matemáticos se mostram como excelente viés educacional.