Licenciatura em Química (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória(2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.