07.3 - Acervo Bibliográfico

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    Trajetória acadêmica memorial descritivo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289
    O documento trata-se em apresentar aspectos da minha vida pessoal e profissional, com ênfase nas atividades realizadas como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde setembro de 2002 até os dias de hoje. O objetivo deste Memorial Descritivo é de cumprir as exigências pela Progressão Vertical da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, lotada no Departamento de Zootecnia da UFRPE.
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    Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-11) Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645
    O presente Memorial Descritivo da minha trajetória acadêmica tem por objetivo cumprir as exigências legais para Promoção funcional da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, junto ao Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-06) Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986
    Este Memorial faz parte das exigências para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014 – CONSU/UFRPE e Resolução No 120/2018 – CONSU/UFRPE e Instrução Normativa No 001/2014 – GR/UFRPE. Consiste num relato de minha trajetória acadêmia no cargo de professor de 3º grau da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, de abril de 1982 até a presente data. Para fins de organização e possibilitar melhor entendimento de minha trajetória, o presente Memorial foi dividido em 4 grupos: I – DADOS GERAIS; II – ATIVIDADES DE ENSINO; III – ATIVIDADES DE PESQUISA; IV – ATIVIDADES DE EXTENSÃO; e V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS. Em cada grupo procurou-se apresentar as atividades em ordem cronológica, independente da importância dos mesmos. Tendo em vista que no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular deverá ser demonstrada, de acordo com o artigo 2º da Resolução 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, excelência e especial distinção, obrigatoriamente, no ensino e na pesquisa ou extensão do candidato, este documento representa um recorte das minhas atividades, previstas no artigo 6º da referida Resolução, com especial atenção ao ensino e à pesquisa. Finalizada a etapa de desenvolvimento, faço as minhas considerações finais e a conclusão do Memorial. Na sequência, seguem anexados os documentos comprobatórios das atividades ou dos fatos narrados. Declaro, baseado na Lei 13726/18, a veracidade de todas as atividades apresentadas no Memorial.
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    Aplicações do monitoramento acústico passivo na avaliação do comportamento alimentar de camarões
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-11) Peixoto, Sílvio Ricardo Maurano; http://lattes.cnpq.br/5714254437228167
    O monitoramento acústico passivo ou “PAM” (sigla utilizada do inglês “Passive Acoustic Monitoring”) é uma ferramenta amplamente utilizada para detecção sonora e avaliação do comportamento de diversas espécies aquáticas. Os crustáceos apresentam diversos mecanismos para emissão de sons, normalmente associados a situações ou comportamentos específicos. Nos camarões, a emissão de som ocorre através do choque entre as mandíbulas durante a ingestão de alimento, gerando um som de “clique” que permite a associação com a atividade alimentar dos animais. Neste sentido, o PAM vem sendo utilizado para o desenvolvimento de alimentadores automatizados na criação comercial, assim como representa uma alternativa não invasiva para estudar o comportamento alimentar de camarões em condições laboratoriais. No Capítulo I da presente Tese, é apresentada uma revisão das aplicações do PAM para avaliação do comportamento alimentar de camarões em laboratório, além da introdução de conceitos, termos e metodologias gerais no âmbito da bioacústica. Dentre as principais contribuições da aplicação de PAM em estudos laboratoriais com camarões, pode-se destacar: a caracterização acústica de cliques e estrutura mandibular associada à sua emissão para diferentes espécies; detectar variações em parâmetros acústicos de cliques em função do tamanho dos animais, textura e tamanho dos péletes de ração; e ainda analisar efeitos no comportamento alimentar causados pelo tamanho dos camarões, densidade de estocagem e características específicas de dietas artificiais (textura, formulações, aditivos e tamanhos de pélete). Nos Capítulos seguintes, são apresentados dois estudos de caso relacionados a aplicação de PAM para caracterização de cliques e análise do comportamento alimentar de Litopenaeus vannamei. No Capítulo II, foram investigados os efeitos do ciclo de muda (ecdise) nas características acústicas dos cliques emitidos durante a atividade alimentar. Os estágios de pós-muda e intermuda afetaram as características acústicas dos cliques, com menor energia máxima (dB) dos cliques emitidos por camarões na pós-muda provavelmente associada a menor espessura da cutícula mandibular observada neste estágio. Já no Capítulo III, foram utilizadas diferentes frequências alimentares (uma, duas, quatro e oito vezes ao dia) para avaliar o comportamento alimentar dos camarões. Os resultados indicaram uma maior atividade acústica e consumo de ração em grupos de camarões alimentados mais vezes ao dia, com destaque para frequência alimentar de oito vezes. Os resultados da presente Tese ressaltam as contribuições do uso PAM como uma metodologia etológica eficiente para aprimorar nosso conhecimento sobre o comportamento alimentar de camarões em laboratório.
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    Aprimoramento da técnica CCWO para cães com ruptura de ligamento cruzado cranial
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-05) Tudury, Eduardo Alberto; http://lattes.cnpq.br/2906155138699806; Tenório, Ana Paula Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1785548386077618; Rodrigues, Mauro Roberto; http://lattes.cnpq.br/4644640577699717; Rahal, Sheila Canavesse; Negro, Virginia
    A osteotomia em cunha de fechadamento cranial (CCWO) é uma das técnicas periarticulares de osteotomia da tíbia que visa reduzir o ângulo do platô tibial (APT) e assim anular o deslocamento cranial da tíbia proximal em relação aos côndilos femorais. Esta pesquisa teve como objetivo introduzir nessa técnica aprimoramentos, visando maior eficiência terapêutica. Dentre eles coube o uso do v POP PRO – veterinary Preoperative Orthopaedic Planning; utilizar o método do centro de rotação angular (CORA) para resseccionar a cunha; adotar o valor de APT menos 5º graus em relação ao ângulo da cunha; alinhar os fragmentos pelas corticais craniais; realizar primeiro a avaliação gráfica da proposta para posteriormente aplicá-la nos cães com ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr); executar os procedimentos baseado em seis medidas de localização; verificação pré-cirúrgica, por comparação em negatoscópio, relação entre a placa e a radiografia impressa em tamanho real, para averiguar a necessidade de modelamento prévio da placa e o local que esta seria situada na tíbia, para que os parafusos não adentrassem à articulação, à linha de osteotomia e que todos eles sobressaíssem da cortical “Trans”; realizar, quando possível, a meniscectomia por mínima abordagem medial; dissecação do periósteo da crista tibial e músculo tibial cranial e sua aponeurose para usá-los na síntese como ponto de ancoragem do “pesanserinus”; fazer com serra manual pré corte da cortical “Cis” que evitasse o deslizamento fora da linha proposta da serra oscilatória; efetuar compressão inter fragmentária mediante pinça de Weber, banda de tensão e placa de osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO) bloqueada, geradora de compressão dinâmica e passível de prefixação com pinos de Kirschner; auto enxertia do osso corticoesponjoso da cunha sob o músculo tibial cranial; testagem com pino, antes de colocar o parafuso proximal, se seu orifício não penetrava na articulação. Após determinação do novo método de planejamento baseado no CORA, foi feita a análise em 19 imagens radiográficas de tíbia, de cães adultos normais, para verificar as mudanças do APT e o encurtamento tibial com essas modificações. Posteriormente, foram operados 15 joelhos de 12 cães com diagnóstico clínico e radiográfico de RLCCr, onde os fragmentos tibiais, proximal e distal, foram fixados conforme predeterminado, cuja cunha nunca ficou a menos de 5mm distal à inserção do ligamento patelar na tuberosidade tibial. O planejamento computacional permitiu uma redução do APT médio de 24,04° (+-2,72) para 7,73° (+-0,74), quando a cunha foi posicionada pelo método do CORA e alinhamento cranial. Verificou-se variação do APT, segundo o alinhamento dos fragmentos, sem diferença significativa. Quando a altura do posicionamento da cunha foi em nível do CORA, comparado com uma altura mais distal, a variação no APT se mostrou significativa. Os animais tiveram um encurtamento médio de 0,84 (+-0,13) cm sem comprometimento clínico ao uso do membro. A aplicação cirúrgica em cães com APT médio de 24,76º (+-4,08), esse foi reduzido para 9.26° (+-3,82), e com mudança satisfatória da claudicação. A técnica aqui modificada demonstrou eficácia para o nivelamento do platô tibial, inibindo o deslocamento cranial da tíbia, proporcionando 86,66% (13/15) de melhora dos joelhos operados, com mínimo encurtamento tibial e ausência de calo ósseo identificável apesar da correta consolidação e auto enxertia. Foi notória a satisfação dos tutores ante ao rápido retorno à apropriada e indolor deambulação. Além disso, conferiu espaço ósseo suficiente para estabilização com placa para TPLO (com bloqueio) e estabilização auxiliar com banda de tensão. O planejamento por meio do vPOP PRO, o alinhamento dos fragmentos pelas corticais craniais, o posicionamento proximal da cunha com base na localização do CORA, respeitando-se a distância desde a tuberosidade tibial em relação à linha proximal da cunha, o uso de placa de TPLO bloqueada e com compressão dinâmica, o posicionamento da cunha e da placa conforme as seis distâncias pré-estabelecidas no planejamento e a complementação da estabilização com pino cranial em banda de tensão mostraram ser parâmetros importantes a serem seguidos para o sucesso e a recuperação funcional. Sugere-se avaliação da técnica em maior tempo e número de animais.
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05) Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373
    Este Memorial Descritivo Analítico é apresentado como requisito parcial para a promoção da Classe D (Professor Associado IV) para Classe E (Professor Titular) do Magistério Superior, de acordo com a Instrução Normativa nº 001/2014-GR e com a Resolução 086/2014 CONSU/UFRPE. Sou Jaqueline Bianque de Oliveira, mulher preta, feminista, cientista, divorciada, mãe do Cientista da Computação Pedro Henrique de Oliveira Rodríguez, de 27 anos. Fui a primeira pessoa da família a fazer um curso superior. Amo meu trabalho e não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Tenho até medo de pensar o que farei quando me aposentar. Para me dedicar, honrar e levar a sério meu regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, acabei por abdicar de muitos momentos com minha família e meus poucos amigos. Muitas vezes tive que trabalhar nos finais de semana e feriados. Para alguns, isso ocorre por desorganização ou má administração do tempo de trabalho e do tempo de lazer; para outros, isso é coisa de quem é viciado em trabalho (“workaholic”) e/ou gosta muito do que faz e acaba não respeitando os limites do tempo de trabalho. Se essa fosse uma questão de múltipla escolha, eu assinalaria que todas as alternativas são verdadeiras. Não me arrependo, apenas peço perdão aos meus familiares e amigos pela ausência. Foi por uma boa causa! Mais do que contar minha história, vou falar de pessoas que, ao fazerem parte da minha vida, me fizeram ser quem sou, chegar aonde cheguei. Para não ter que falar tanto de mim mesma e do que mais gosto de fazer, que é formar recursos humanos, solicitei a alguns estudantes que descrevessem a experiência de formação que tiveram comigo na graduação e/ou na pós-graduação. Isso acabou por reforçar em mim a certeza de que valeu e vale a pena me dedicar com intensidade e paixão ao meu trabalho, especialmente na graduação. Espero que isso também fique evidenciado para os meus avaliadores. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei em ombros de gigantes” (Isaac Newton). Sim, foram muitas pessoas que influenciaram minha trajetória de alguma forma, a elas serei eternamente grata. Separei minha trajetória em capítulos, nos quais, à medida que conto os caminhos que percorri para chegar até aqui, destacarei as atividades mais relevantes que desempenhei. Descrevo fatos, falarei de pessoas marcantes e apresentarei provas documentais da minha vida acadêmica e profissional. No entanto, algumas informações apresentadas podem, eventualmente, não estar documentadas, mas posso garantir que são absolutamente verídicas.
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628
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    Memorial descritivo da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-07) Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624