Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2883
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
12 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A arte na escola como meio de inclusão no universo autista(2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).Item Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica(2023-12-21) Souza, Saulo Batista de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5331625705702510Diante da necessidade de promover a autonomia dos estudantes com relação aos meios de produção cultural, este estudo debruça-se sobre a criação de espaços de exposição e mediação cultural em escolas da educação básica a partir de obras criadas pelos próprios estudantes. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas e os impactos da criação de espaços de exposição no ensino-aprendizagem de arte em turmas do ensino fundamental anos finais em três escolas da educação básica (uma da rede estadual de Pernambuco, uma da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e uma da rede particular localizada em Recife). Esta pesquisa-ação teve como instrumentos de coleta de dados observações e reflexões em diários de pesquisador além de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Tais reflexões foram feitas tanto a partir de um estudo bibliográfico sobre mediação baseado em Mendonça (2009) e Martins (2006); quanto em uma prática pedagógica realizada pelo próprio pesquisador à luz de Larrosa (2018) com sua proposta de experiência dentro da escola, Barbosa (2014) com sua Abordagem Triangular, BNCC e pela perspectiva da Leitura Subjetiva: Yunes (2003), Langlade (2013) e Rouxel (2013). A realização de exposições artísticas mostrou-se uma valiosa estratégia tanto para diminuir as distâncias entre estudantes e a apreciação da arte quanto para valorizar/legitimar suas poéticas pessoais.Item Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação(2023-09-27) Azevedo, Kethylle Layane Nascimento Tavares de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Tendo em vista a conexão entre a Arte e a Política destacamos a Arte Educação como instrumento de transformação social. Esta pesquisa tem como objetivo construir um conjunto de práticas pedagógicas para as Artes Visuais baseadas numa proposta Antifascista. A partir da reflexão sobre os princípios e análise dos exemplos históricos do Fascismo em diferentes épocas, iremos identificar quais táticas são utilizadas para transmissão de seus ideais, principalmente na atualidade em que temos um alto fluxo da comunicação visual em nossa sociedade. Assim, discutiremos sobre a relevância do letramento visual para o desenvolvimento global do indivíduo, além de realçar a Arte Educação como prática para a construção de um senso crítico que possibilite a conscientização política no ambiente escolar. O referencial teórico contempla discussões acerca da sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação visual; apresenta conceitos e rastros historiográficos do Nazifascismo e Antifascismo, além de relacionar o discurso visual de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (2018-2022), às práticas de tendência Nazifascista; com base nisso exploramos a noção de educação transformadora de Paulo Freire aliada a abordagem triangular para o ensino das artes visuais de Ana Mae Barbosa. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na investigação historiográfica e visual dos conceitos discutidos e na análise comparativa de imagens. Os dados obtidos indicam a necessidade e a relevância de inserir na sala de aula o debate sobre a temática Antifascita, portanto foram elaboradas um conjunto de propostas educativas para as artes visuais baseadas no movimento Antifa. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que no contexto atual da nossa sociedade a comunicação visual se faz muito presente e pode ser uma ferramenta utilizada por movimentos de tendência Nazifascista para perpetuação de seus ideais. Assim, ressaltamos o papel das Artes Visuais em uma educação transformadora que promova a conscientização política e a reflexão crítica.Item Arte-educação: uma história de luta e resistência(2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.Item Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais(2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.Item O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso(2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.Item Percepção docente acerca da arte circense(2018) Meira, Solange Francisca; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.Item Contribuições de intervenção artístico-pedagógico voltada para o reaproveitamento de materiais(2018) Leite, Leila Silva; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123O acúmulo de resíduos sólidos tem sido um dos problemas ambientais do planeta e o reaproveitamento de materiais no ensino das artes vem comosolução para essa problemática. A partir da Revolução Industrial, com o uso de máquinas e produção em série de produtos e embalagens, aumentou o acúmulo dolixo, aliado a obsolescência programadae ao consumismo exagerado,instigado pelo sistema através da mídia. A arte aparece neste contexto,como fonte de sensibilizaçãoe desenvolvimento de atitudes mais críticas e ética sem seus espectadores a respeito dos problemas ambientais. Por isso, foi realizada uma pesquisaem uma escola pública da rede estadual da Bahia, na cidade de Planalto, com alunos participantes das oficinas de artes do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI),com oobjetivo de mostrar como o reuso de materiais,nas aulas de artes,contribuem para a conscientização e apresentam soluções para os alunos e para a comunidade, combatendo na prática o problema no lixo local.Item Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos(2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.Item Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte(2018) Rodrigues, André Martinez; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições das tecnologias educacionais para o ensino de conteúdos curriculares da disciplina de Arte. Para isto, propõe-se refletir acerca do potencial pedagógico de recursos tecnológicos para o ensino de Arte eavaliar situações de aprendizagem propostas a partir da integração de recursos tecnológicos. O referencial teórico da pesquisa aborda o ensino de Arte nas escolas, considerando seus objetivos, contribuições e abordagens adotadas, assim como tecnologias digitais aplicadas à prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos incluem a implementação de uma intervenção pedagógica caracterizada pelo uso de ferramentas tecnológicas junto a uma turma de ensino médio de uma escola no interior do estado da Bahia. Os dados obtidos indicam contribuições das ferramentas tecnológicas para a prática pedagógica e permitem constatar diferentes posicionamentos docentes acerca do uso das TICs nas aulas de artes.
