Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental(2021-08-24) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente.Item Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade(2021-08-25) Jesus, Andrea Santos de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950A pesquisa em comento tem o escopo central investigar o atelier como espaço de criação e produção de arte sustentável, como também discutir o binômio arte e sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, identificar os insumos e o processo de produção de arte sustentável e apresentar percepções do artista plástico frente aos desafios de empreender arte sob a dimensão da sustentabilidade. O tema se justifica diante da urgência humana no caminho da consciência ecológica e preservação dos recursos naturais do planeta, relevantes para a sustentação da vida. Os efeitos do consumismo e a busca crescente por modernização, implicaram na degradação de áreas e fontes naturais, provocando prejuízos danosos sobre a qualidade de vida da sociedade. A motivação pelo assunto se deu por vivências da autora na produção de arte a partir de insumos reciclados e militância nas questões ambientais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado entre artistas plásticos em seus espaços de criação com matéria-prima reutilizável, a abordagem acompanhou a linha qualitativa. Os resultados sinalizam que a utilização de materiais reciclados no entorno da arte representa forte componente educacional, sócio-histórico e cultural rumo ao preservacionismo.
