Projetos de Extensão (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/37

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos Souto
    O Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação ambiental: a importância da coleta seletiva para a qualidade de vida
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Costa, Ivna Borges da
    O projeto surgiu a partir da necessidade das alunas do curso de economia doméstica em desenvolver atividades educativas que desperte nos indivíduos o interesse sobre os problemas ambientais que nossa sociedade vem vivenciando. Visto que a partir da percepção da realidade, os indivíduos se mobilizem e passem a adotar novas ações cotidianas a fim de melhorar sua qualidade de vida e das gerações futuras. A proposta do projeto é trabalhar a educação ambiental de forma que os/as participantes (crianças e jovens) assumam responsabilidades sociais e ambientais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Curso de capacitação sobre os novos direitos humanos: as ações de concretização de direitos fundamentais na educação pelos professores no município de Escada
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Humanas., 2011) Maia, Fernando Joaquim Ferreira
    O estudo fez parte de uma capacitação de professores das escolas do Município de Escada/PE e de estudantes de licenciatura acerca das ações afirmativas e transformativas de concretização de direitos fundamentais no campo da educação. O referido curso teve duas turmas: uma no primeiro semestre de 2012 (31/03 a 30/06) e a outra turma (11/11 a 01/12). Investigação empírica e quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas sobre o perfil social e de renda dos participantes e questões abertas que versaram sobre os temas da cidadania, direitos humanos, direitos humanos na escola, além dos projetos de vivência pedagógica. Concluiu-se que as concepções de cidadania, direitos humanos e garantia de direitos estão associadas a uma visão individualista desses conceitos. A noção de direitos humanos é vaga e desacreditada. Existe a crença que esses direitos sejam desrespeitados na sociedade e na escola. As crianças e adolescentes são apontados como protegidos pelos direitos humanos e há uma incredulidade na efetividade do Estatuto da Criança e Adolescente. Do ponto de vista das práticas educativas no âmbito familiar, julgam ser as 'palmadas' uma forma de educação. A escola não tem importância reconhecida como local de prática política mas apenas de um agir pedagógico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atendendo e instruindo a população pernambucana quanto a afecções ortopédicas e neurológicas dos seus animais
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Medicina Veterinária., 2011) Tudury, Eduardo Alberto
    A proposta objetivou oferecer à sociedade Pernambucana um serviço especializado e eficiente em ortopedia e neurologia animal, além da vontade de conscientizar a população pernambucana quanto a criação e cuidados corretos dos seus animais para prevenir que estas afecções venham ocorrer. Quanto aos alunos bolsistas e não bolsistas o estimulo de sua conscientização cidadã na sua ação junto à população oportunizando-lhes enxergar a profissão escolhida de forma mais crítica, participativa e humana, além de formar profissionais médicos veterinários com capacitação em ortopedia e neurologia. Pretendendo-se também continuar a gerar: aprimoramento, material bibliográfico, audiovisual, pesquisa e ensino de extensão para a população em geral e para profissionais da área.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leishmaniose Visceral Americana — Conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença
    (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2011) Alves, Leucio Câmara
    Apesar de alta ocorrência em todo Brasil, a Leishmaniose Visceral Americana (LVA) continua sendo uma doença negligenciada, particularmente onde a enfermidade tem adquirido um perfil urbanizado. Neste contexto, a LVA se apresenta como um sério problema de saúde pública, sendo o cão o principal reservatório urbano da doença, onde as medidas de controle preconizadas nem sempre são conhecidas pela população. O presente será realizado no ambulatório de leishmaniose do hospital veterinário da UFRPE e tem como objetivo avaliar o conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença sobre os principais aspectos epidemiológicos, clínicos e métodos de prevenção da infecção. Para a avaliação dos proprietários será aplicado um questionário estruturado não disfarçado, para compreender em que nível se encontra o conhecimento, e a percepção sobre a doença, concomitantemente será realizada a capacitação dos proprietários através da entrega de uma cartilha que abordara os principais aspectos relacionados a doença, alem da posse responsável, e bem estar animal. Durante a realização do projeto será confeccionado e produzida uma cartilha que aborda a LVA. Também será produzido um DVD que conterá uma vídeo-aula que através de uma estória de fácil compreensão e de forma didática transmitirá informações sobre a doença.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ações educativas em saúde para o controle das leishmanioses no município de Igarassu - PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2011) Faustino, Maria Aparecida da Gloria
    As leishmanioses são complexos de doenças parasitárias zoonóticas, sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo. O Brasil é o principal responsável pelos casos notificados das leishmanioses na América Latina, com70% do total de casos de Leishmaniose Visceral (LV) na região Nordeste. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), na região Nordeste, apresenta características ecoepidemiológicas diversas, com mais de 60% dos casos na Zona da Mata Atlântica. No município de Igarassu - PE tem se registrado um aumento considerável no número de pessoas acometidas com este agravo. Neste projeto,objetiva-se desenvolver um trabalho junto a comunidades sob o risco da infecção do município Igarassu - PE, no sentido de trazer conhecimentos sobre a leishmaniose em seus aspectos clínico-epidemiológicos e de controle, a fim de manter a população informada e orientada, reservando espaço para sua participação ativa no desenvolvimento das ações de controle. Será realizado um trabalho educativo, junto à população (nas residências, escolas e PSF), por meio de palestras, orientações individuais ou em grupos. Um folheto informativo será elaborado e distribuído à população, enfocando a doença, suas diferentes formas clínicas, papel dos animais no ciclo de transmissão, as questões ligadas ao bem-estar animal, posse responsável e ambiente.