Projetos de Extensão (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/37

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de Libras para ouvintes
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos
    Em pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Integração Digital Universidade-Territórios da Cidadania em Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, 2011) Oliveira, Victor Pereira de
    Os Territórios do Agreste Meridional e o Sertão do Pajeú, em Pernambuco, fazem parte de um projeto de pesquisa da UFRPE/UAG vinculado ao MDA/SDT e aprovado pelo CNPq, cujo temática está relacionada ao acompanhamento e avaliação do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. Esse projeto integra e complementa ações que visam o desenvolvimento sustentável desses territórios em conjunto com as ações que vem sendo realizadas pelos Colegiados Territoriais vinculados aos territórios da cidadania. Com o desenvolvimento das pesquisas e início das análises vem-se detectando entraves relacionados as formas de comunicação entre os membros e instituições envolvidas com o processo relativo a continuidade desse programa. Com o objetivo de melhorar e incrementar as formas de comunicação entre os atores que participam desse programa e incrementar as relações existentes entre os atores desses territórios, criou-se como uma complementação ao projeto em execução, pela UFRPE/UAG, o site www.territoriosruraispe.com.br. Através desse site pretendemos estreitar as relações tanto entre os membros dos colegiados, e a Universidade é parte dele, quanto disponibilizar informações acadêmicas e de todos os outros participantes com o intuito de reativar o interesse pelo programa e buscar a continuidade do processo de desenvolvimento sustentável desses territórios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Exposição de Humor Gráfico da Associação dos Cartunistas de Pernambuco
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Alves, Bruno Fernandes
    Organizar exposição comemorativa com trabalhos nas modalidades de cartum, charge, caricatura e histórias em quadrinhos dos integrantes da Associação dos Cartunistas de Pernambuco - ACAPE, ONG criada em 2001 pelos cartunistas Lailson Cavalcanti, Clériston Andrade, Miguel Falcão, Samuca Andrade, Ronaldo Câmara e Romildo Lima. A Acape é um coletivo de artistas gráficos que busca através de ações conjuntas pensar e discutir plástica, teoria, ética e linguagem do humor, dos quadrinhos e da ilustração, bem como outros temas de interesse desse universo. Integra cinco grandes áreas: charge, caricatura, desenho de humor, histórias em quadrinhos e ilustração editorial. A ACAPE foi responsável pela produção do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco, que entre 1999/2007 trouxe ao Estado grandes nomes do Brasil e do exterior para debater sobre humor gráfico e suas implicações com política, educação e comunicação. Também atuou nas escolas da rede estadual com oficinas sobre humor gráfico e histórias em quadrinhos com o objetivo de sensibilizar e formar um público fruidor destas linguagens, além de estimular os jovens a produzirem e descobrir novos talentos. Nesse sentido, a ACAPE foi responsável pela formação de jovens que hoje estão no mercado de trabalho das artes visuais do Estado.