Projetos de Extensão (PROExC)
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Item Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Fernandes, Raquel de Aragão UchôaOs processos de globalização da economia, integraçãio econômica, assim como os acordos de livre comércio têm levado a uma predominância da exclusão social e a uma reconfiguração do universo do trabalho que acaba por atender à informalidade e precarização, afetando sobremaneira as mulheres, principalmente as mulheres latino-americanas. Uma das explicações para o maior impacto desse processo sobre as mulheres, deriva do fato de que este segmento já estava em uma situação de desvantagem no que diz respeito à distribuição do 'quinhão' social, ficando em uma posição fragilizada no que se refere ao acesso ao poder, e às expectativas supostamente viabilizadas pelo processo que culminou na globalização da economia. Nesse contexto de 'feminização' de situações excludentes no universo do trabalho, o emprego doméstico tem um papel importante, porque além das características de invisibilidade e preconceito que rondam essa atividade, ainda soma-se a de naturalização da presença feminina neste espaço, dada a relação histórica entre gênero/trabalho privado. Assim como a da precarização que muitas vezes marca esta inserção, comprovada pelo baixo nível de proteção social das empregadas domésticas, o que é mais significativo no caso das diaristas.Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Participando sem medo de ser mulher II(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2011) Jalil, Laeticia MedeirosNo ano de 2012 foi desenvolvido o Projeto de Extensão Participando Sem Medo de ser Mulher II, como continuação do Projeto Desenvolvido no ano de 2011, com o mesmo nome. O projeto teve como objetivo desenvolver atividades de formação com mulheres agricultoras familiares do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Serra Talhada e foi desenvolvido em parceria com as Organizações não Governamentais Centro de Educação Comunitária Rural - CECOR, Centro Agroecológico Sabiá e Casa da Mulheres do Nordeste. Também atuamos em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA. Ao longo do ano, foram realizadas oficinas de formação e capacitação, intercâmbios, seminário de Gênero e Agroecologia e mesas redondas. A aluna envolvida com o projeto teve oportunidade de fortalecer seus conhecimentos sobre a temática, apresentar trabalhos acadêmicos em congressos e seminários nacionais, bem como do Grito da Terra, do ato político nacional organizado pela CONTAG/FETAPE em Brasília, em maio de 2012. Todas as atividades desenvolvidas fortaleceram a relação da UAST/UFRPE com as comunidades e as organizações parceiras, bem como contribuiu para o conhecimento da aluna, dando coerência as atividades de ensino-pesquisa e extensão nas quais estava envolvida.Item Proposta educativa para adolescentes grávidas no Agreste pernambucano(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Soares, Anísio FranciscoProposta educativa para adolescentes grávidas no Agreste Pernambucano A gravidez é uma transição que integra o desenvolvimento humano, mas revela complicações ao ocorrer na adolescência, pois envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões. A gravidez significa uma rápida passagem da situação de filha para mãe. As repercussões da gravidez precoce, trás riscos nutricionais e obstétricos para a gestante e existem outros agravantes como, por exemplo, problemas socioeconômicos conforme a situação de cada gestante e/ou família. Para adolescentes de classe baixa, uma gravidez não planejada pode ser o início dos mais temidos problemas na vida do ser humano. O abandono dos estudos e a falta de conhecimento para conseguir um emprego de boa qualidade, com um salário digno é o problema mais dramático, propiciando para que surjam os bolsões de pobreza. Portanto, para atender adequadamente às necessidades de saúde desta população são necessários trabalhos de orientação sobre a questão em tela. Assim este projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de orientação sobre gravidez na adolescência com adolescentes do município de Bom Jardim-PE.Item Gênero, maternidade, família e cidadania: um diálogo com as mulheres usuárias do Programa Mãe Legal(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Regino, Fabiane AlvesO objetivo do projeto de extensão “Maternidade, Gênero, Família e Cidadania: um diálogo necessário” é dialogar e refletir junto às instituições, organizações e entidades de Pernambuco, sobre as categorias maternidade, família e cidadania numa perspectiva de gênero, no sentido de multiplicar o debate sobre estas questões, partindo da referência teórica sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos e a garantia destes direitos na sociedade. O projeto conta com a participação das coordenadoras do Observatório da Família e do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre a Mulher (NUPEM) do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE. Este diálogo desenvolve-se a partir do contato com o público-alvo (parcerias), na realização de reuniões e planejamento coletivo da metodologia adotada nas palestras, seminários, formações, aulas e grupos de estudos. Além disso, são produzidos boletins informativos e formativos que são divulgados na rede social, e questionários, planilhas, registros fotográficos e relatórios que alimentam o banco de dados do Observatório da Família.