03.1 - Graduação (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2926

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diferenciais salariais: uma análise do setor industrial do Nordeste brasileiro para o período de 2010 a 2014
    (2019) Véras, Rosana Nobre; Silva, Adelson Santos da; http://lattes.cnpq.br/2053345149946496; http://lattes.cnpq.br/7980861074671888
    A temática da diferenciação salarial é frequentemente abordada nos estudos em Economia, podendo ser analisada a partir de características espaciais, dos indivíduos e das firmas. Ao analisar o impacto das características das firmas no retorno salarial dos trabalhadores, devem ser relacionadas uma série de características referentes as estruturas físicas e financeiras das instituições, como mostra a literatura que características das diferentes indústrias as quais os trabalhadores estão inseridos constituem um importante fator de determinação salarial. Sendo assim, este trabalho pretende analisar a diferenciação salarial existente no setor industrial do Nordeste brasileiro, buscando verificar as características das indústrias que pagam os maiores e os menores prêmios salariais; como também analisar se as características não observáveis dos indivíduos possuem influência na dispersão salarial existente. Utilizando a base de dados da RAIS, é estimado um modelo a partir de equações mincerianas de rendimentos A análise é feita comparando os prêmios salariais obtidos nas regressões do modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO) e de efeitos fixos dos indivíduos. Os resultados encontrados mostram que os efeitos fixos individuais são componentes de grande relevância para explicar as variações dos salários reais do trabalhador formal da indústria nordestina, entre 2010 e 2014.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise da evolução da indústria pernambucana em 2007 e 2017
    (2019) Souza, Maria Aparecida Gomes da Costa; Bezerra, Arley Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2745072539647650
    O presente trabalho tem como objetivo principal identificar o padrão locacional da indústria de transformação de Pernambuco,sua especialização e concentração no território estadual. Baseado na teoria da localização, polo de crescimento e base de exportação, e em teóricos como:Von Thünen, Christaller, Lösch, Perroux, Weber e North, entre outros. A pesquisa procurou situar a evolução econômica de PE nos anos de 2007 e 2017, visto as mudanças ocorridas no cenário econômico do estado. Assim sendo, o estudo tem como base a aplicação de indicadores de análise espacial, com foco nas 19 microrregiões pernambucanas nos 13 subsetores da indústria de transformação. Metodologicamente foram utilizados os indicadores de especialização e de localização: Quociente Locacional (QL), Coeficiente de Especialização (CE) e o Coeficiente de Localização (CL). Tomou-se como variável o emprego formal, obtidos na RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).O resultado da análise revelou que a estrutura econômica de Pernambuco se concentra na produção de bens de consumo não duráveis, sendo os setores de destaque a indústria de alimentos e bebidas, seguida do setor têxtil. Quanto a localização as microrregiões de destaque industrial são: Recife, Mata Meridional, Mata Setentrional, Vale do Ipojuca e Suape.