03.1 - Graduação (UAST)

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    Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE
    (2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072
    O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.
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    Diagnóstico das perdas pós-colheita de frutas e hortaliças em feira livre de São José do Belmonte
    (2019) Santos, Rayany da Silva; Viégas, Ellen Karine Diniz; http://lattes.cnpq.br/4556284790526830
    À medida que aumenta a população mundial, o mundo se encontra diante de um grande desafio que é alimentar milhares de pessoas e com alimentos de boa qualidade, seguro e em boas condições. Desse modo, para que seja possível superar esse grande desafio é necessário fazer o uso de medidas de aperfeiçoamento da cadeia produtiva, já que durante a pós-colheita as perdas de frutas e hortaliças ocorrem de maneira demasiada.Estudos revelam que os índices e as causas confiáveis das perdas pós-colheita são de relevante importância, constituindo requisito para o declínio de desperdícios, elevando assim o lucro e a competitividade dos participantes da cadeia ao mesmo tempo em que colaboram para a permanência e a evolução da atividade econômica. Diversos produtos hortifrutícolas são comercializados e desperdiçados em supermercados e feira livres. No entanto, há deficiência de planos gestores que visem minimizar as perdas pós-colheita e ou diagnosticá-las. Diante de tal situação, este trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico das perdas de frutas e hortaliças comercializadas in natura na feira livre localizados na cidade de São José do Belmonte(PE). A fim de atingir tal objetivo, inicialmente foi aplicado questionários a vinte feirantes da feira livre, de acordo com os resultados do questionário foram realizadas visitas semanais ao longo de 5 meses em todas as bancas dos feirantes que demonstraram consentimento,para a realizar a pesagem dos vegetais considerados não aptos para o consumo humano. Com o objetivo de descrever os dados obtidos recorreu aos métodos multivariados, inicialmente realizou-se a análise de Clusterpara verificar os grupos formados no dendograma, esses grupos foram definidos pelo o traçado de uma linha no eixo horizontal, chamada de “Linha de Fenon”, através dessa linha foram definidos quatro grupos. Desse modo, o grupo I é composto pelo o feirante Nº1, tal feirante caracteriza-se por apresentar um maior índice de desperdício dos vegetais ao longo dos 5 meses, quando comprado com os demais.Após a análise de Cluster, efetuou-se o estudo da análise de componentes principais (ACP) e análise fatorial (AF), com a intenção de se obter quais a variáveis mais importantes, e entender o seu inter-relacionamento. As bancas apresentam estruturas improvisadas com caixas plásticas e os produtos acomodados sobre elas, cobertura realizada por lonas, não protegendo completamente os alimentos, expostos a condições adversas, em contato com muitas pessoas, animais, insetos, o que pode proporcionar contaminações, má condição de transporte, pois realiza em camionetes ou caminhões abertos ou cobertos por uma lona, ausência de cuidados no momento de manusear os alimentos.
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    Análise de satisfação do consumidor da feira agroecológica (FAST) e da feira livre de Serra Talhada
    (2018) Souza, Cintya Mikaelly Pereira Gaia; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/3531454440394612
    O ser humano busca escolher sempre o melhor produto ou serviço no decorrer da vida. Por isso, somente disponibilizar um item de qualidade já não é mais suficiente. Os consumidores querem ter as suas expectativas superadas.O presente trabalho se trata de uma pesquisa que teve como principal objetivo mensurar o grau de satisfação do consumidor da Feira Agroecológica e da Feira Livre da cidade de Serra Talhada, com o intuito de identificar critérios que levam a satisfação, descrever as suas expectativas de acordo com a realidade avaliando sob o ponto de vista dos mesmos a qualidade dos produtos. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de formulários e do Net Promoter Scorepara analisar e quantificar a satisfação dos clientes.Dentre todos os critérios avaliados a pior variável analisada pelos consumidores da Feira Agroecológica foi o preço e este resultado se deve a não totalidade de informações dos compradores, e da Feira Livre foi a higiene do local que é devido ao tamanho da feira e a falta de consciência dos que frequentam e os que tentam manter a ordem do local.Através deste estudo obteve-se o nível de satisfação do consumidor sobre os produtos das feiras analisadas para assim poder contribuir de forma significativa para a melhoria da infra estrutura e das condições socioeconômicas dos agricultores e comerciantes e auxiliar na conquista de novos consumidores.