03.1 - Graduação (UAST)

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    Acompanhamento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizadas com os/as agricultores/as familiares e suas organizações, no Município de Santa Cruz da Baixa Verde- PE.
    (2022-09-30) Guerra, Nadjaneide dos Santos; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262; http://lattes.cnpq.br/7805495589663719
    O relatório descreve as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Bacharelado em Zootecnia, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde – PE, no período de 01 de julho a 22 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvidos no escritório do IPA, em Santa Cruz da Baixa Verde, cujas atividades consistiram em auxiliar: na emissão dos laudos do Programa Garantia Safra; na aquisição e distribuição de alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB), os produtores no cadastro da Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP); acompanhar reuniões e visitas de assistência técnica. Durante o estágio foi possível observar que os serviços prestados pelo IPA no município vão além de uma visita técnica, tornando-se também um local de troca de saberes, experiências, onde as amizades são construídas, e mesmo diante de toda dificuldade que o extensionista enfrenta para proporcionar um melhor atendimento aos agricultores, os trabalhos nas comunidades vêm sendo desenvolvido. O estágio contribuiu positivamente para minha vida, pois pude conhecer a atuação da Ater no Município vista pelo lado técnico, permitindo que eu tivesse uma visão mais ampla como profissional
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    Proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito rural em uma agência bancária
    (2021-03-02) Santana, Lucinaldo Nogueira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/2548027982061620
    This article presents an improvement proposal for the credit granting process of a bank branch. The rural credit concession service is important to foster the local economy, especially in northeastern municipalities. But often, there is too much bureaucracy in providing this service, reducing its efficiency. In this context, the following research question was asked: how to make the process of granting rural credit from a bank branch, specialized in promoting regional development, located in Serra Talhada-PE, more efficient? In view of this inquiry, the general objective of this research was to analyze and propose improvements to the current rural credit process of a regional development banking agency in Serra Talhada/PE and as specific objectives: a) to verify how activities involving the granting of rural credit are carried out; b) identify the points that need improvement in the process; c) propose measures to optimize and provide higher quality to the service offered. A qualitative research was carried out, characterized as a case study. The techniques of direct observation and semi-structured interviews for data collection were used. The results showed that the 4 process under analysis has the following stages: registration, credit application, hiring, disbursement and filing, and excessive bureaucratic procedures were found. It was concluded that the reformulation in the flow of activities, mainly in reducing the amount of credit instrument (CI) routes can increase the efficiency of this process without causing further losses.
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    Assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares assessorados pelo IPA – Gerência Regional de Serra Talhada - PE
    (2019) Amaral, Erison Martins; Souza, Eduardo Soares de; http://lattes.cnpq.br/8125009165007422; http://lattes.cnpq.br/0203403737626492