03.1 - Graduação (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise dialógica do discurso econômico nos planos de governo dos candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na eleição de 2022(2023-04-27) Aquino, Luan Mateus Lima de; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/9266286123321551No ano de 2022 ocorreram eleições presidenciais e as ideias dos candidatos foram postas à mesa para que a população pudesse decidir seu destino. Essas ideias podem ser expostas nos planos de governo, mas também estão presentes em outros elementos, entre os quais o histórico político-partidário dos candidatos. Todos esses elementos em conjunto podem revelar muito das ideologias que constituem esses candidatos. Dentro destes planos, é comum uma parte dedicada exclusivamente às propostas para a economia. No Brasil, é histórico que o mainstream do debate econômico ocorra entre as correntes liberais e keynesianas, o mesmo parece se repetir na inspiração da montagem dos planos de governo. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os programas de governo dos ex-candidatos Lula e Bolsonaro no pleito de 2022, a fim de entender como o discurso econômico fundamentado em teorias keynesianas e liberais se manifesta nesses documentos. Para tanto, esta pesquisa se apoia na Análise Dialógica do Discurso (ADD), desenvolvida a partir da filosofia da linguagem do Círculo Bakhtiniano. A partir da análise dos planos de governo dos ex-candidatos Lula e Bolsonaro, e de seus históricos político-partidários, podemos concluir que eles dialogam claramente com as correntes econômicas keynesiana e liberal, respectivamente.Item Estudos críticos do discurso e o ensino de língua portuguesa: análise de temáticas sociais do livro didático(2023-03-28) Silva, Maria Eliene Vicente da; Lílian Noêmia Torres de Melo Guimarães; Guimarães, Lílian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/9998199445762907O trabalho tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa, através de análises do livro didático dos anos finais do ensino fundamental, a partir dos Estudos críticos do discurso. Buscamos verificar como o trabalho pedagógico contempla algumas temáticas sociais nessas obras; e apresentar propostas de atividades sistematicamente organizadas, a fim de contribuir com a compreensão crítica do estudante em relação às temáticas sociais trabalhadas nas seções de leitura e produção de texto dos materiais didáticos. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os Estudos Críticos do Discurso com seus principais pensadores Fairclough (1995); Fairclough e Wodak (1997) e Van Dijk (2000, 2008). No tocante às investigações sobre o livro didático, nossas considerações fundamentam-se em Buzen (2005); Lajolo (1996) e Choppin (2004) entre outros. O nosso tipo de pesquisa tem uma natureza qualitativa, partindo de uma interpretação mais subjetiva dos dados. A partir das análises, pudemos destacar a importância dos Estudos Críticos do Discurso para uma educação crítica, na qual o estudante tenha a capacidade de refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas pelo livro didático, possibilitando reflexões e questionamentos sobre ideologias dominadoras e padrões sociais naturalizados por discursos dominantes, como o discurso sobre o racismo.Item Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência(2023-03-28) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.Item Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial(2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.Item Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais(2021-04-26) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111Diante de níveis abissais de desigualdade social no Brasil, os efeitos desproporcionais da COVID-19 afetarão, com mais incidência, parcelas mais vulneráveis da população brasileira, como a população negra. Este estudo tem como objetivo explorar o enfrentamento ao racismo institucionalizado nas respostas governamentais em uma perspectiva da ética. O caminho metodológico escolhido trata-se de um estudo qualitativo. Quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Como fontes de dados, foram coletados documentos de respostas governamentais à pandemia. Neste estudo, o processo de análise foi pautado em elementos da análise crítica dos discursos. Os resultados abordam a desconstrução de uma identidade negra apesar da cultura eugênica, perpassando pelas condutas corruptas; o encarceramento em massa e o desemprego; bem como os impactos da pandemia no mercado de trabalho negro, a busca por uma isonomia racial e os protestos antirracistas. Como conclusões na perspectiva da ética das virtudes, prepondera-se a figura do negro tentando construir sua identidade. Na perspectiva da responsabilidade, observa-se o branco racista que enxerga a pessoa negra como alguém sem utilidade. Na perspectiva deontológica, foi identificada a figura do Estado negacionista que atenta contra a dignidade da pessoa humana.Item Construção de identidade da prática docente no Brasil: um olhar por meio da mídia(2021-02-22) Henriques, Tamara Géssica Tavares; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541Este trabalho tem por objetivo averiguar o tratamento que é dado à prática docente, sobretudo em notícias de jornais, bem como mostrar as possíveis construções identitárias que são estabelecidas pela mídia a esta prática. Para tanto, buscamos embasamento teórico, inicialmente, em autores da Análise Crítica do Discurso, como Van Dijk (2008); Fairclough (1992); Resende (2012); e demais estudiosos que tratam sobre a temática. Com relação à noção de identidade, embasamo-nos em autores da Sociologia e Linguística, como Bauman (2005); Castells (2018); Kleiman (1998); Moita Lopes (1998); Hall (1999), entre outros. O corpus do trabalho delimita-se em analisar um arquivo de notícias retiradas do Jornal da Paraíba (JPB) online, no período que corresponde de 2010 a 2020. Foram coletadas cinco notícias que mencionavam a prática docente. Nossa finalidade foi investigar a construção de identidade da prática docente no Brasil por meio da mídia, se ocorria de forma positiva ou negativa, se os professores possuíam acesso discursivo nessas notícias, e de que forma esse acesso era dado. Do mesmo modo, observamos a seleção dos itens lexicais que compunham o título das notícias. Quanto aos procedimentos metodológicos, empregamos as seguintes categorias: (I) acesso discursivo; (II) análises dos títulos. Os primeiros resultados confirmaram a hipótese de que a forma como a mídia reporta a prática docente contribui na construção de uma identidade negativa da docência no Brasil.
