Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A necessidade da pessoa surda no ensino regular
    (2018) Oliveira, Helen Andrade de; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/2324132257599554
    As políticas educacionais defendem que todos os alunos com deficiência frequentem escolas regulares. Essas mesmas políticas oferecem atendimentos complementares para alunos com deficiência auditiva. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou as necessidades do aluno surdo para a inserção no ensino regular tendo como foco as políticas inclusivas brasileiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica, desenvolvida a partir do uso da análise documental e revisão de literatura. Com base nos resultados desta pesquisa pode-se revelar que, a escolarização da pessoa com deficiência auditiva vem se concretizando por meio dos ganhos da comunidade surda, embora tenha havido avanços nas abordagens educacionais, ainda é necessário reconsiderar a educação desse grupo de estudantes enquanto indivíduos com características particulares e para que isso aconteça medidas de melhorias devem ser adotadas independente do nível e da rede de ensino, a comunidade surda tem direito de aprender e desenvolver seu conhecimento, e para isso deve-se pensar uma readaptação estrutural.