Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Os impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco(2024-03-11) Silva, Paloma Victória Teixeira Santos da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/5965448025829818A pesquisa tem como tema os impactos dos recursos materiais no ensino de Educação Física em escolas estaduais de Ensino Médio em Pernambuco, com ênfase na análise dos ambientes escolares e materiais didáticos necessários ao ensino da Educação Física na perspectiva da formação humana integral dos estudantes. Definimos como problema de pesquisa: qual a relação entre o ensino e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas estaduais no município de Abreu e Lima? O objetivo geral é analisar a relação entre o ensino da educação física e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos definimos:compreender historicamente a trajetória da Educação Física; identificar os conhecimentos da Educação Física na Proposta Curricular para o Ensino Médio em Pernambuco; identificar as características dos ambientes e materiais didáticos necessários ao processo de ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar os impactos apontados pelos professores em relação aos ambientes escolares e materiais necessários para o ensino dos conteúdos prescritos na política curricular para a Educação Física no Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Abreu e Lima. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e de campo, com a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores das escolas estaduais em Abreu e Lima. Concluímos com a pesquisa de campo que as escolas estaduais do município de Abreu e Lima só possuem quadras com cobertas e bolas de futebol, além de compreender com base na literatura que a falta de recursos materiais impacta significativamente o ensino de Educação Física: inadequação de ambientes e de materiais comprometem e inviabilizam o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física para o Ensino Médio.Item A produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar.(2023-04-27) Silva, Eronildo Pereira da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281O presente estudo busca compreender a luz de referências teóricas como o tema a produção e utilização de materiais alternativos em aulas de educação física escolar, vem sendo abordado por pesquisadores da área. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada a partir de artigos, periódicos e livros publicados voltados para esta temática, os quais foram analisados e serviram como base para este estudo. Como conclusão temos que, apesar desta temática ser importantíssima para desenvolvimento dos estudantes e diante de alguns problemas nas aulas de Educação Física, esta temática ainda é pouco explorada na área acadêmica. No entanto, a produção e aplicabilidade desses materiais oferece vários benefícios no desenvolvimento pessoal, social, criativo, com ênfase na consciência e aprendizagem ambiental dos estudantes, para que os mesmos sejam propagadores de boas ideias e iniciativas sustentáveis para as futuras gerações. Sendo uma ferramenta que irá auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e práticas.
