Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de caso(2019-07-22T03:00:00Z) Silva, Dailson Carlos de Oliveira; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6815313906220066O jogo faz parte dos cinco grandes conteúdos do componente curricular educação física. Ao longo de sua história o jogo teve objetivo e finalidades diferentes de acordo com a época e sociedade e podemos observar que sua relação com a educação dá-se fortemente com o ensino infantil, porém ele constitui-se importante para outras faixas etárias no que concerne a educação. No Estado de Pernambuco, o jogo é compreendido como componente da cultura corporal a ser trabalhado nas aulas de educação física. Para o 3º ano do ensino médio, espera-se que os estudantes compreendam o jogo e sejam capazes de refletir, perceber, compreender e explicar propriedades comuns e regulares acerca do objeto. Um estudo de caso foi realizado em uma Escola de Referência em Ensino médio na cidade de Tracunhaém com o objetivo de investigar a compreensão do conteúdo jogo no ensino médio, mediante expectativas de aprendizagem e constatou-se que 90% dos discentes do 3º tiveram aulas de E.F. no ensino fundamental, 91% estudaram o conteúdo jogo nas aulas de E.F. 99% responderam que tem ou tiveram aulas sobre o jogo no ensino médio, esses discentes responderam que a estratégia mais utilizada durante as aulas foi o uso de slides e que jogos esportivos foi o que mais foi trabalhado durante as aulas. Quando as perguntas faziam referências às expectativas 57% respondeu que podiam produzir textos sobre o jogo, 80% consegue diferenciar os conceitos dos diferentes jogos, 91% compreende os conceitos de vitória e derrota dentro dos jogos, 76% respondeu que compreende a importância da prática para a saúde e 91% respondeu que compreendia a importância para o lazer e o trabalho. A escola onde foi realizada a pesquisa mostrou-se capaz de atender as expectativas dos documentos para a E.F. em Pernambuco, mesmo apresentando limitações estruturais, porém não podemos afirmar que essa é uma realidade de todas as escolas da rede Estadual de ensino.Item Socialização através de jogos e brincadeiras(2018) Fônseca, Sara Holanda Martiniano da; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1809571820757325O jogo pode facilitar ao aluno um aprendizado que possivelmente ele demoraria mais tempo para se aprender através de maneiras tradicionais, e assim, desenvolver por meio da ludicidade, senso crítico, controlar condições favoráveis, realizar mediações, pesquisar, interpretar e tomar decisões e assim promover a socialização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir na melhoria das relações interpessoais dos alunos. Através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com ênfase na análise dos dados obtidos através da observação e registro das intervenções realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola municipal da cidade de Canhotinho-PE, foi possível constatar que os jogos populares quando trabalhados de forma lúdica com preocupações em uma formação crítica, favorecem a concepção de cooperação, importância do trabalho em equipe, além de promover autonomia, criatividade e respeito ao próximo.Item O jogo popular como conteúdo de ensino na educação infantil: uma experiência a partir da pesquisa-ação(2018) Andrade, Ana Beatriz de Carvalho Paz de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0224433559530496A modernidade e sua consequente globalização têm trazido consigo inúmeros elementos que impactam comportamentos e modificam a forma de vida cotidiana das pessoas. As crianças que antes brincavam nas ruas, substituem os jogos populares ou tradicionais pelas novas tecnologias digitais. Levando em consideração a importância da prática desses jogos para o desenvolvimento infantil, o ambiente escolar através das aulas de educação física é um meio de resgatá-los. Diante disso o problema de pesquisa foi referente ao lugar que os jogos populares ocupam nas aulas de educação física do ensino fundamental. Nesta pesquisa - ação, foram trabalhados o tema jogos populares durante 5 (cinco) intervenções, tendo como objetivo principal problematizar a pertinência desses jogos na educação infantil, a partir de seqüências didáticas de ensino, como também, o regaste dos jogos e brincadeiras que os pais e avós praticavam quando crianças, refletir criticamente o conteúdo jogo nas aulas de educação física e estimular o processo de ressignificação dos jogos populares. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada no bairro do Ibura - Recife/PE, com 107 alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida unidade escolar. Adotou-se como referencial metodológico a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a análise de conteúdo. Os resultados foram positivos, detectados ao longo das atividades realizadas durante o período de intervenções, constatando as contribuições no processo de ensino - aprendizagem.
