Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A oferta da educação física em escolas municipais do Recife
    (2025-03-18) Fragoso, Cláudia Manuela de Lima Chaves; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/4413709863705265
    A educação física é um componente fundamental para os estudantes da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social deles. Este estudo analisou a oferta da disciplina de educação física na educação infantil nas escolas municipais do Recife, considerando aspectos estruturais, pedagógicos e a percepção dos gestores sobre sua importância. A pesquisa partiu da observação da ausência de atividades motoras adequadas para crianças dessa etapa, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento motor e cognitivo. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de questionários a gestores escolares, da Secretaria de Educação do Recife e consulta a documentos oficiais. Os resultados indicaram que a Educação Física na Educação Infantil é frequentemente negligenciada, seja pela ausência de professores especializados, seja pela falta de infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, constatou-se que, na maioria das escolas investigadas, a disciplina é ministrada por professores conhecidos como polivalentes, sem formação específica na área, comprometendo a qualidade do ensino. Conclui-se que a presença de profissionais capacitados, aliada a políticas públicas que garantam melhores condições estruturais e pedagógicas, é essencial para assegurar o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa reforça a importância de um planejamento pedagógico eficaz e a implementação de práticas educativas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos alunos. Como também a necessidade de ações voltadas à valorização da Educação Física na Educação Infantil, promovendo um ensino que favoreça o desenvolvimento motor, cognitivo e social desde os primeiros anos de vida, destacando a Educação Física como um componente essencial na Educação Infantil.
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    O impacto da infraestrutura nas aulas de educação física na rede pública de ensino do município do Jaboatão dos Guararapes
    (2021-02-25) Silva, Rafael Farias da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    O presente estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes - PE, frente à ausência de espaços adequados para realização de aulas. Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: descrever os espaços físicos utilizados pelos professores de EF; reconhecer os limites e possibilidades do trato com o conhecimento nas aulas de Educação Física. O interesse pelo estudo parte das experiências ocorridas durante a formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na qual tivemos a oportunidade através da disciplina de Estágio Supervisionado de acompanhar o trabalho pedagógico realizado por alguns professores em unidades educacionais do Estado. Percebemos nesses locais que os planejamentos das aulas de Educação Física são frequentemente adaptados e readaptados, muitas vezes por falta de estruturas no tocante a espaços e equipamentos, ou até mesmo inalterados, ficando suas práticas, devido às condições de trabalho do professor, passível e restrita a prática do “rolar bola”. Vimos e sentimos ao intervir, quão desafiador é o trabalho do professor no seu dia a dia, frente à ausência de espaços adequados e de recursos para ministrar suas aulas e como esses elementos são importantes, pois sua falta compromete direta e indiretamente o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta dos dados, das transcrições das falas dos participantes do vídeo-denúncia, realizado pelo Sindicato de trabalhadores em educação do Jaboatão dos Guararapes-PE, do qual trouxeram elementos que foram interpretados, e dessa forma, contribuíram para reconhecer os limites da prática pedagógica no cotidiano da escola. As interpretações foram construídas a partir da triangulação dos grupos de análises, com a transcrição das falas dos participantes da denúncia, da seleção dos eventos críticos e com o referencial teórico utilizado no estudo.