Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Práticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCC(2019-12-11T03:00:00Z) Silva, Deygeane Gomes da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8519313699536125Este presente trabalho tem como objetivo analisar a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura” (PCA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificando os limites e as possibilidades do trato deste tema nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, utilizamo-nos da Pesquisa Documental que permite a investigação não imediata, mas indireta utilizando os documentos produzidos pelo homem que mostram seu modo de viver, de ser e de entender um fato social, através do método qualitativo que não inclui um instrumento estatístico no processo de análise de um problema. Segundo Gomes (2007), este tipo de pesquisa considera quatro dimensões: a epistemológica, pois a partir de um modelo de ciência se avalia se uma pesquisa é ou não científica; a teórica, que considera os conceitos e princípios que orientam o trabalho interpretativo; a morfológica, uma vez que se estrutura sistematicamente o objeto de investigação e, por último, a técnica, que se ocupa do controle da coleta de dados e do necessário diálogo entre eles e a teoria que os suscitou. Assim, este tipo de pesquisa o documento é a única fonte de estudo. Neste trabalho, com o documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi organizado em dois momentos distintos: o primeiro de coleta de informações no documento, e outro de análise do conteúdo. Este estudo demonstra o quanto ainda temos que estudar, portanto, que seja o ponta pé inicial para entendermos o que é o currículo da Educação Física na escola.Item A educação física nos anos iniciais e suas implicações na escola(2019-07-05T03:00:00Z) Penha, Alexandre Francisco da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8638410282315267A Educação Física é um componente curricular obrigatório na educação básica segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, porém, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, utiliza a própria lei para justificar a retirada deste componente curricular nos anos iniciais de sua rede de ensino, transferindo a responsabilidade das aulas e atividades relativas à Educação Física aos professores polivalentes responsáveis pelas turmas, entretanto, mesmo diante das manifestações das entidades de classe e Conselho representante dos profissionais da área, o posicionamento do poder municipal não foi alterado. Ao tratarmos da infância procuramos entender as particularidades inerentes à fase do desenvolvimento, os ciclos de aprendizagens onde as crianças se encontram, a construção de um conhecimento através de uma visão histórica e social com desafio de obter uma educação direcionada ao entendimento do outro, as diferenças de cultura, etnia, religião, gênero e classe social, aliado ao desempenho do professor de Educação Física, compreendendo a possibilidade de dialogar com vários campos do conhecimento. Evidenciamos neste trabalho a importância do professor de Educação Física nesta fase escolar tão relevante para o desenvolvimento da criança, abordando de forma objetiva e necessária sua inserção, conjuntamente com os(as) professores(as) polivalentes, a fim de oportunizar aos alunos nos anos iniciais uma formação completa, por profissionais com a formação adequada, que possam estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem de qualidade em consonância com a teoria-prática, com o objetivo de melhor interpretar a cultura corporal.Item A educação infantil na rede pública municipal do Recife: a educação física é um conhecimento negligenciado?(2019-02-07T02:00:00Z) Araújo, Nayne Thauane dos Santos; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694; http://lattes.cnpq.br/1345549510183485O presente trabalho surge da necessidade em compreender a realidade do currículo da Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife e apontar possibilidades para o trato do conhecimento Educação Física desde os primeiros anos escolares. A pesquisa do tipo bibliográfico de caráter documental se constituiu, num primeiro movimento através da utilização da base de dados digital da prefeitura do Recife que dispõe de documentos acerca das gestões e das secretarias existentes. Em um segundo momento, na busca pela relação com a Educação, foi feito um recorte de busca para o banco de dados da Secretaria de Educação do Recife, então os documentos encontrados foram utilizados como fonte de pesquisa. A partir disso, foram localizados inicialmente 2 (dois) documentos, entretanto apenas 1 (um) tratava da Educação Infantil. Através da análise do documento encontrado, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, fundamentamos a importância de entender sobre o desenvolvimento humano, de forma que possibilite superar os limites encontrados no documento no que diz respeito à concepção de ser humano, escola e de educação física, para que assim, possa haver a promoção de uma formação humana completa da criança desde os primeiros anos escolares.
