Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2025-08-07) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733
    Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A contribuição do atletismo na escola: uma revisão bibliográfica
    (2025-08-08) Rocha, Alysson Alves; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    O atletismo, no contexto escolar, deve integrar aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, unindo teoria e prática de forma adaptada à realidade dos alunos. Embora muitas vezes associado ao esporte de rendimento, contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras essenciais. Com origens na sobrevivência das civilizações primitivas e evolução até os Jogos Olímpicos modernos, o atletismo carrega valores como superação e disciplina. Suas provas, divididas em pista, campo e combinadas, são organizadas por faixa etária, respeitando o desenvolvimento dos praticantes. Na escola, deve ser abordado como expressão da cultura corporal, promovendo inclusão, criticidade e formação integral, conforme orienta a BNCC. Este trabalho tem como objetivo sintetizar na literatura o ensino do atletismo na escola, analisando sua contribuição no processo educativo e sua trajetória histórica. O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizados artigos publicados nas bases de dados Google Acadêmico e CAPES, entre os anos de 2015 a 2025. Depois de aplicar os critérios de exclusão, permaneceram 6 artigos. A análise dos artigos revela que o ensino do atletismo nas escolas enfrenta desafios recorrentes, como a falta de espaço, materiais adequados e o desinteresse dos alunos, porém, ele contribui significativamente para a formação integral dos estudantes, promovendo uma qualidade de vida, rendimento escolar, capacidades físicas, cognitivas e sociais. Ainda assim, destaca-se a importância de abordá-lo de forma lúdica e adaptada à realidade escolar, reconhecendo seu potencial pedagógico como ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atletismo como conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2024-10-03) Silva, Jefferson Bernardo da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5927737731170698
    O atletismo representa uma das formas mais antigas de expressão e competição humana, desempenhando um papel fundamental na história e na cultura de diversas sociedades ao redor do mundo. Este esporte, que engloba uma variedade de fundamentos, não se restringe apenas a uma atividade física competitiva, e pode ser considerado uma alternativa pedagógica aos esportes convencionais padronizados na escola. O estudo em questão tem como objetivo analisar a introdução do conteúdo atletismo no ambiente escolar e como o mesmo pode contribuir para uma formação mais completa dos estudantes. Assim, partindo da relevância do esporte enquanto conteúdo sistematizado como ferramenta educacional, busca-se analisar as alternativas pedagógicas para que este conteúdo possa ser ensinado, a partir de seus aspectos históricos, culturais e sociais dispostos na literatura, assim como seus benefícios associados à prática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Além disso, a pesquisa em questão analisou sete trabalhos em diferentes contextos relacionados ao atletismo escolar a partir do acervo disposto na plataforma Periódicos CAPES. Após uma análise detalhada de dados e artigos foi constatado que o atletismo enquanto conteúdo escolar possui dificuldades recorrentes no processo de ensino e aprendizagem, mas que ainda assim deve ser trabalhado nas escolas e continua sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes tendo em vista suas possibilidades didático pedagógicas citadas em todos trabalhos analisados. Por fim, chegamos a conclusão que os estudos revisados apontam que, quando bem aplicado, o atletismo contribui para a formação integral do estudante, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos e sociais.