Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica
    (2020-10-28T03:00:00Z) Gonçalves, Alexandre Araujo; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597
    A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.