Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As contribuições do Judô na educação física escolar
    (2019-07-05T03:00:00Z) Mendonça, Iury Henrique Monteiro; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140
    O Judô possui considerável relevância por seu valor histórico cultural e pelo valor educacional. Portanto, este estudo caracterizou-se por ser uma revisão literária sobre o Judô e artes marciais como instrumentos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar, sendo, portanto, o espírito da presente pesquisa. Sabe-se que as artes marciais e/ou lutas fazem parte da cultural corporal, estando presente na história de várias culturas, possuindo, em muitas delas, papel educador, a partir de técnicas, ensinamentos e valores morais. O Judô foi criado para fazer parte da Educação Física, dentro e fora das escolas, estando em consonância com os documentos que regem a educação no país. Para tanto procuramos refletir como o Judô pode contribuir na formação do indivíduo, através das aulas de Educação Física Escolar. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos: compreender a importância do judô na prática da Educação Física, explorar as principais contribuições do fundador do Judô – Jigoro Kano – para a prática do Judô, analisar as principais dificuldades no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados alguns artigos, dissertações, livros e monografias. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os descritores combinados: judô – Educação Física - lutas e por meio das palavras chave, título, e resumo. Mesmo identificando os diversos problemas como falta de materiais, conhecimento, preconceitos – principalmente ao tratar como sinônimo de violência – ficou claro que os ensinamentos pertencentes ao Judô estão acima de todos eles, bastando estudá-lo de maneira correta, reconhecendo sua contribuição para a formação integral do aluno, onde seus princípios ultrapassam seu próprio existir, podendo ser usado a qualquer área da vida humana.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica
    (2019-07-22T03:00:00Z) Maciel, Breno Henrique Moraes; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281
    O Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores.