Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Representação social sobre o corpo dos estudantes da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-10-06) Silva, Valentine Evelin Fidelis e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1988829168110729O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais sobre o corpo que os estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRPE possuem. O trabalho envolve uma pesquisa de campo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 38 sujeitos, alunos do curso Licenciatura em Educação Física. O instrumento usado para a coleta de dados foi um teste de associação livre de palavras, usado de acordo com a teoria das representações sociais, ordenada e justificada pelos próprios sujeitos, feita através da plataforma de formulário “Google forms”, iniciando com algumas perguntas para caracterizar os colaboradores da pesquisa, como: nome, sexo, período de formação e idade. O trabalho busca comparar os resultados da representação social padrão, que é o núcleo central, apresentados através das palavras: movimento e saúde (saudável), na periferia das representações encontramos as palavras: músculo, bem estar, fisiologia, expressão e tempo, oscilando entre o biológico e o social.Item O conceito de saúde na representação social de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-06-03) Toledo, Gerlaine Alves; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Com o objetivo de pesquisar a representação social dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, essa pesquisa se utilizou como base de dados textos publicados entre os anos 2012 até 2021 no site Scielo. Foram feitas buscas com os descritores Educação Física Escolar e Saúde e encontradas 12 obras previamente selecionados durante a pesquisa, com parâmetros relevantes para a contribuição do entendimento de como se encontra o conceito saúde na sociedade e entendimento do objetivo deste estudo. Os resultados foram inseridos em um quadro elaborado, identificando os autores, o tipo, objetivos, resultados e ano de publicação do trabalho. Para o levantamento da representação social do conceito de Saúde dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, foi elaborado um questionário, que não pôde ser aplicado presencialmente por motivo de manter o distanciamento social como medida preventiva causada pela Pandemia causada pelo Covid-19. Então, por esse motivo, o questionário foi aplicado de forma on-line através da plataforma Google Forms, utilizando o método de Associação Livre de Palavras, contendo seis perguntas; sendo três para identificação pessoal e três relacionadas ao entendimento sobre saúde. O questionário foi divulgado nos grupos de WhatsApp dos alunos do curso, resultando em um número de 37 voluntários. E como resultado, pôde-se perceber um número maior de respostas obtidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º período, o que resultou em uma relação entre saúde mais direcionada para alimentação. Para entendimento desse resultado deve-se levar em consideração que as respostas dos alunos dos primeiros períodos ainda estão embasadas pelo senso comum e o conhecimento é uma progressão que se obtém durante toda a graduação. Com base nesse resultado, indica-se uma nova pesquisa nos períodos finais de curso com esses mesmos voluntários dos três períodos inicias, para levantamento mais satisfatório da pesquisa, com a desconstrução do senso comum e com embasamento mais científico.
