Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2025-08-07T03:00:00Z) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733
    Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.
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    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na formação inicial de professores de Educação Física: contribuições presentes nas produções científicas dos CONBRACE e CONICE (2009-2023)
    (2025-03-11T03:00:00Z) Pereira, Carlos Henrique de Santana; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/7929333030413461
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial de professores de Educação Física. A problemática da pesquisa que norteou este estudo foi: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-/PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/CONBRACEs e Congressos Internacionais de Ciências do Esporte/CONICEs (2009-2023)? O objetivo geral consiste em analisar a produção científica dos CONBRACEs e CONICEs sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) explicitando as contribuições e desafios para formação inicial de professores em Educação Física. E definimos como objetivos específicos: compreender a importância e os desafios do PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física e identificar as contribuições do PIBID para formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos CONBRACE e CONICE. Para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo. Dessa forma, concluímos que o PIBID é de grande importância para a formação inicial de professores de Educação Física, principalmente para auxílio na construção da identidade docente durante o período de formação.
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    A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco
    (2025-03-14T03:00:00Z) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660
    A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.
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    A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física
    (2024-03-09) Gomes, Welleson Alcantara Macedo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2300298358636915
    A presente pesquisa busca investigar na produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em particular, as contribuições para articulação teoria e prática na formação inicial de professores em Educação Física. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado em contexto de crescente desvalorização da carreira docente. O presente trabalho traz como objetivos específicos: refletir sobre a formação inicial de professores de educação física e a importância da integração entre teoria e prática na Licenciatura em Educação Física e Identificar na produção do conhecimento sobre o PIBID as possibilidades de qualificação da prática docente e da formação inicial dos professores em Educação Física. E para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir desta pesquisa que o PIBID é um programa que oferece oportunidades relevantes para a formação de professores de Educação Física, integrando teoria e prática, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para uma formação inicial de qualidade.
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    Realidade e possibilidades do ensino da educação física na pandemia da COVID-19: reflexões a partir do Estágio Supervisionado Obrigatório da UFRPE
    (2022-10-11T03:00:00Z) Silva, Igor Diego Farias da; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/8870807287833126
    Este estudo tem como objetivo explicar como os alunos da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE vivenciaram o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO durante a pandemia da COVID-19 e que contribuições foram oportunizadas para o desenvolvimento desses futuros professores. Dado o exposto, a escolha dos caminhos para a pesquisa tem relação com o foco proposto na discussão, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. Os procedimentos de coleta dos dados desta pesquisa aconteceram em três momentos: o primeiro através de uma revisão bibliográfica, mediante análise de publicações periódicas e artigos científicos no Portal CAPES/MEC, buscando estudos referentes à formação de professores, em especial, sobre os estágios supervisionados, durante a pandemia. No segundo momento foi realizado o relato de experiência através da exposição de uma síntese da realidade e possibilidades da prática da Educação Física durante a pandemia em 3 (três) ESOs. O terceiro procedimento ocorreu por intermédio de um questionário composto por 8 (oito) questões fechadas, elaborado na plataforma Google Forms e aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório durante o período de 2021.1 a 2022.1. Esse caminho de investigação e a utilização desses procedimentos nos ajudaram a elucidar como a pandemia da Covid-19 alterou a dinâmica de ensino do Estágio Supervisionado Obrigatório na UFRPE do curso de Licenciatura em Educação Física e quais contribuições oportunizou para o desenvolvimento de seus futuros professores. Por fim, observamos que o ESO é uma importante ponte de acesso à escola, aos estudantes e ao fazer docente e que os estudos apontaram uma relação de concordância com as opiniões dos sujeitos quando associados às bibliografias pesquisadas e às sínteses da experiência do pesquisador.
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    Formação dos professores de educação física da UFRPE: uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência
    (2018) Bastos, Thúlio Albuquerque; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989
    A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.