Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A relação entre o rendimento esportivo e rendimento escolar de estudantes-atletas: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Blera, Thiago de Castro; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/4546056444522252O treinamento esportivo de alto rendimento requer desempenho e dedicação do atleta, muitas vezes conflitando com outras áreas de sua rotina como os estudos, por exemplo. Esta dedicação do atleta visa acaba levando para segundo plano, os estudos, prejudicando seu desempenho escolar. Leis educacionais e esportivas sem flexibilidade se juntam à falta de exigência de rendimento educacional favorável e contribuem para o fracasso no desempenho escolar ou para o abandono dos estudos por parte dos atletas. Assim propomos como questões de pesquisa: quais as relações entre o rendimento esportivo e o rendimento escolar de estudantes atletas nas publicações acadêmicas? Quais as dificuldades e os êxitos identificados na dupla jornada do estudante-atleta ao conciliar a rotina de treinamento com a rotina escolar? E definimos como objetivo geral: compreender as relações entre o rendimento escolar e o esportivo e, especificamente, compreender a relação entre rendimento esportivo e treinamento esportivo e compreender a relação entre desempenho escolar e escolarização; identificar as dificuldades e os êxitos encontrados na dupla jornada dos estudantes-atleta a partir da análise dos estudos publicados sobre o tema. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e obtivemos os seguintes resultados: a análise dos artigos apontou conflito entre a dedicação ao esporte e aos estudos, e leis esportivas e educacionais restritivas quanto a essa relação. Concluímos ser fundamental um direcionamento das leis esportivas e educacionais, atrelando o rendimento escolar ao esportivo, bem como o diálogo entre as instituições de ensino, entidades esportivas, famílias e os próprios estudantes atletas para encontrar soluções que atendam às necessidades individuais visando a formação humana de qualidade.
