Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item A relação entre o rendimento esportivo e rendimento escolar de estudantes-atletas: uma revisão bibliográfica(2023-09-22T03:00:00Z) Blera, Thiago de Castro; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/4546056444522252O treinamento esportivo de alto rendimento requer desempenho e dedicação do atleta, muitas vezes conflitando com outras áreas de sua rotina como os estudos, por exemplo. Esta dedicação do atleta visa acaba levando para segundo plano, os estudos, prejudicando seu desempenho escolar. Leis educacionais e esportivas sem flexibilidade se juntam à falta de exigência de rendimento educacional favorável e contribuem para o fracasso no desempenho escolar ou para o abandono dos estudos por parte dos atletas. Assim propomos como questões de pesquisa: quais as relações entre o rendimento esportivo e o rendimento escolar de estudantes atletas nas publicações acadêmicas? Quais as dificuldades e os êxitos identificados na dupla jornada do estudante-atleta ao conciliar a rotina de treinamento com a rotina escolar? E definimos como objetivo geral: compreender as relações entre o rendimento escolar e o esportivo e, especificamente, compreender a relação entre rendimento esportivo e treinamento esportivo e compreender a relação entre desempenho escolar e escolarização; identificar as dificuldades e os êxitos encontrados na dupla jornada dos estudantes-atleta a partir da análise dos estudos publicados sobre o tema. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e obtivemos os seguintes resultados: a análise dos artigos apontou conflito entre a dedicação ao esporte e aos estudos, e leis esportivas e educacionais restritivas quanto a essa relação. Concluímos ser fundamental um direcionamento das leis esportivas e educacionais, atrelando o rendimento escolar ao esportivo, bem como o diálogo entre as instituições de ensino, entidades esportivas, famílias e os próprios estudantes atletas para encontrar soluções que atendam às necessidades individuais visando a formação humana de qualidade.Item Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade(2021-07-15T03:00:00Z) Bacelar, Camila do Nascimento; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/3319233622504076As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.
