Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na formação inicial de professores de Educação Física: contribuições presentes nas produções científicas dos CONBRACE e CONICE (2009-2023)
    (2025-03-11) Pereira, Carlos Henrique de Santana; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/7929333030413461
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial de professores de Educação Física. A problemática da pesquisa que norteou este estudo foi: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-/PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/CONBRACEs e Congressos Internacionais de Ciências do Esporte/CONICEs (2009-2023)? O objetivo geral consiste em analisar a produção científica dos CONBRACEs e CONICEs sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) explicitando as contribuições e desafios para formação inicial de professores em Educação Física. E definimos como objetivos específicos: compreender a importância e os desafios do PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física e identificar as contribuições do PIBID para formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos CONBRACE e CONICE. Para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo. Dessa forma, concluímos que o PIBID é de grande importância para a formação inicial de professores de Educação Física, principalmente para auxílio na construção da identidade docente durante o período de formação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física
    (2024-03-09) Gomes, Welleson Alcantara Macedo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2300298358636915
    The present research aims to investigate the production of knowledge about the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching - PIBID, particularly its contributions to the articulation of theory and practice in the initial training of Physical Education teachers. We highlight that the object of this research is situated in a context of growing devaluation of the teaching career. The present work has specific objectives: to reflect on the initial training of physical education teachers and the importance of integrating theory and practice in the Physical Education degree, and to identify in the production of knowledge about PIBID the possibilities for qualifying teaching practice and the initial training of teachers in Physical Education. To achieve the mentioned objectives, we opted to conduct a qualitative and exploratory research, followed by a content analysis guided by the studies of Bardin (2011). Thus, we conclude from this research that PIBID is a program that offers relevant opportunities for the training of Physical Education teachers, integrating theory and practice, promoting professional development, and contributing to a quality initial training.