Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco(2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.Item O jogo como metodologia no treinamento esportivo infantil: uma revisão bibliográfica(2024-03-05) França, Edson Douglas da Silva; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/7599985359388369No treinamento esportivo infantil, há o período de transição da iniciação para o treinamento mais especializado da prática, é nesse processo de transição que se deve haver o cuidado de como se tratar o treinamento por não estar se tratando de indivíduos totalmente desenvolvidos, mas de indivíduos em desenvolvimento, tanto no âmbito fisiológico tanto nos âmbitos sociais e psicológicos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura analisando a contribuição da utilização do jogo como metodologia no treinamento esportivo de crianças. O jogo, sendo um dos conteúdos de estudo da Educação Física, é uma atividade lúdica com regras estabelecidas capaz de desenvolver habilidades técnicas, cognitivas e sociais, sendo assim uma eficiente ferramenta pedagógica. A metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa. As buscas de estudos foram delimitadas por descritores e realizadas nas bases de dados Scielo e Lilacs, e a abrangência temporal dos estudos correspondeu aos anos de 2000 a 2024. Os resultados dos artigos revisados elucidaram que a aplicação de jogos como método pedagógico contribui fortemente no treinamento de práticas esportivas, por seu caráter lúdico e por promover o desenvolvimento da criatividade e autonomia, possuindo uma estrutura de organização que permite o trato das variadas competências necessárias de forma dinâmica e completa.
