Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Educação física escolar na educação do campo: a trajetória do tema “Escola do campo” no CONBRACE/CBCE (2009 a 2023)(2025-03-13) Fernandes, Danielle Cristina Lima; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191A Educação do Campo tem sua “identidade definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros” (Brasil, 2002). E a Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório na escola, tem um papel fundamental na valorização e problematização de temas relacionados à realidade e ao desenvolvimento do conhecimento construído ao longo dos anos. Considerando esses assuntos, por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, buscou-se discutir o que se pesquisa sobre a educação do campo na área da Educação Física, considerando os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Para isso se faz necessário compreender as expressões Campo e Rural, por dentro do debate educacional; identificar e analisar as publicações do CONBRACE, do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola, destacando os tipos de produção, as problemáticas abordadas e as conexões com o contexto do campo. Ao total, foram encontradas 31 publicações utilizando esses descritores, entretanto, nem todas as produções tratam de Educação do Campo, destas produções apenas 8 abordam, de fato, o assunto de interesse desta pesquisa. Os estudos identificados foram avaliados quanto à sua profundidade e conexão com a Educação do Campo, possibilitando a sua categorização em três níveis: (1) Tipo de produção, (2) Temática/ Problemática; (3) Relação com o campo: Superficial, Contextual e Conexão. Por fim, a partir dessas análises, pode-se perceber que, embora a educação do campo tenha sido um tema central em algumas produções, ela ainda perpassa apenas como contexto, além disso, a pesquisa demonstrou que ainda há pouco interesse de pesquisa sobre este assunto entre as produções do CONBRACE. Logo, ainda há desafios em explorar as suas dimensões de forma aprofundada no contexto da Educação Física e gerar contribuições para o melhoramento da realidade da Escola do Campo.Item A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes(2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.Item Natação enquanto conteúdo da educação física escolar(2024-10-03) Fragoso, Eduardo Santos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Swimming, initially an essential skill from ancient times, has evolved over the years to become a comprehensive sport recognized for its ability to positively impact human development. This study starts from the question: How has swimming as a content of school Physical Education been studied? aims to investigate and analyze how the production of knowledge has been dealing with the sport of swimming. To achieve this, examining its historical, social and cultural aspects, while identifying the benefits associated with its practice. The methodology used in the study was a bibliographic review, with a qualitative approach, from a social perspective, based on the contributions of several authors. The search was carried out on the SciELO, Google Scholar platforms and the UFRPE repository. The search descriptors were “Natação AND Escola” “Natação AND Educação Física”, resulting in a range of 5 and 20 works found for each term. However, after a detailed evaluation, only 5 of these works were considered relevant to the topic, meeting the established inclusion criteria, such as analyzing academic works and scientific articles published between 2015 and 2022, in Portuguese. The results obtained highlight that starting swimming early provides significant benefits in several dimensions of development and health. These include advances in psychomotor development, strengthening social and emotional relationships, promoting self-knowledge, emotional regulation, muscle strengthening, improving circulatory and respiratory health, postural correction, among other aspects. In summary, the skills acquired through swimming in childhood result in a notable improvement in quality of life, considering the cumulative benefits throughout continuous practice. It became evident after analyzing the articles, that although the practice of swimming plays a crucial role in the psychomotor and social development of different age groups, its practice is not available to all children, most schools do not offer this content in School Physical Education, justifying this by the lack of adequate facilities in schools, making its implementation difficult. Despite these challenges, there is gradual progress in integrating this sport into the school environment.Item Contribuições do jogo popular “queimado” para a educação física escolar(2024-03-11) Silva, Darlen Maria Lima da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3478685409668532The purpose of this research is to investigate the popular game queimado. Starting from the problem: what are the educational possibilities and contributions of the burnt game to school physical education? Based on this problem, we set ourselves the general objective of analyzing the educational possibilities and contributions of the burnt game to school physical education. And as specific objectives: to conceptualize the game and the popular game as knowledge historically constructed by humanity; to identify the game and the popular game as teaching content of the physical education curriculum component and to characterize the burnt game and its historical origin. To this end, the bibliographical research method was used to answer the proposed objectives, based on an analysis of articles related to the topic. As results of the research, we can affirm that the teaching content Game, specifically the popular game queimado (burned) is present in all stages of our lives, being it systematized and organized as content, brings relevant contributions to the acquisition of knowledge, as well as enables socialization, effective participation of students during classes, dialogue, promote advancement in higher elementary functions, provide opportunities for the exploration of psychomotor, cognitive and social capacities in an integral way of the student, in addition to allowing access to knowledge historically constructed by man. Thus, we conclude that although this subject is challenging, the contributions of this popular game to physical education have been seen, and it is necessary for physical education teachers to continue emphasizing the importance of rescuing popular games, as well as highlighting their contributions to the teaching and learning process for students.