Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    Os impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicas
    (2023-09-13) Silva, Mirela Moreira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/7897802631143838
    Esta pesquisa tem como tema os ambientes escolares destinados à Educação Física, especificamente, os impactos do ambiente escolar nas aulas de Educação Física em escolas públicas. Indaga-se enquanto problema de pesquisa: quais os impactos dos ambientes escolares no ensino dos conteúdos nas aulas de Educação Física? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar os impactos do ambiente escolar, enquanto espaço físico e pedagógico, no ensino da Educação Física na escola. E como objetivos específicos: identificar o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio; compreender o ambiente escolar necessário para o ensino do conhecimento da Educação Física na escola; identificar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; analisar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; compreender a relação entre o conhecimento da Educação Física e o ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, na plataforma Google Forms, aplicado a professores de Educação Física do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise dos dados foi realizada através do método de análise textual e discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. A partir da análise dos dados, concluímos que o ambiente escolar tem impactos significativos no trato pedagógico do compononte curricular Educação Física, isso porque os conteúdos são tratados de forma teórico-prática, necessitando de vivências motoras, em lugares adequados para a prática, para que aconteça de forma segura. A pesquisa revela que os ambientes inadequados ou a ausência deles,podem impactar negativamente o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física no Ensino Médio.