Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco(2022-10-10) Silva, Gabriel José da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino.
