Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A educação física nos anos iniciais e suas implicações na escola
    (2019-07-05T03:00:00Z) Penha, Alexandre Francisco da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8638410282315267
    A Educação Física é um componente curricular obrigatório na educação básica segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, porém, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, utiliza a própria lei para justificar a retirada deste componente curricular nos anos iniciais de sua rede de ensino, transferindo a responsabilidade das aulas e atividades relativas à Educação Física aos professores polivalentes responsáveis pelas turmas, entretanto, mesmo diante das manifestações das entidades de classe e Conselho representante dos profissionais da área, o posicionamento do poder municipal não foi alterado. Ao tratarmos da infância procuramos entender as particularidades inerentes à fase do desenvolvimento, os ciclos de aprendizagens onde as crianças se encontram, a construção de um conhecimento através de uma visão histórica e social com desafio de obter uma educação direcionada ao entendimento do outro, as diferenças de cultura, etnia, religião, gênero e classe social, aliado ao desempenho do professor de Educação Física, compreendendo a possibilidade de dialogar com vários campos do conhecimento. Evidenciamos neste trabalho a importância do professor de Educação Física nesta fase escolar tão relevante para o desenvolvimento da criança, abordando de forma objetiva e necessária sua inserção, conjuntamente com os(as) professores(as) polivalentes, a fim de oportunizar aos alunos nos anos iniciais uma formação completa, por profissionais com a formação adequada, que possam estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem de qualidade em consonância com a teoria-prática, com o objetivo de melhor interpretar a cultura corporal.