Bacharelado em Agronomia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/4
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação ESO(2024) Cunha, Thiago Andrezo Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2573362585614665O presente relatório apresenta um detalhamento das atividades realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia da UFRPE ao longo do período de 01 de abril de 2022 a 29 de novembro de 2024. Nesse intervalo, foram conduzidas diversas iniciativas que contemplaram os três pilares fundamentais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do ensino, o grupo promoveu simpósios, seminários, palestras e workshops, abordando temáticas pertinentes à formação no curso de Agronomia, com o objetivo de complementar a formação teórica e prática dos discentes. Na esfera da pesquisa, foram realizadas atividades que incluíram a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios científicos e contribuições para projetos em desenvolvimento, reforçando o compromisso com a produção de conhecimento acadêmico. Na dimensão da extensão, destacaram-se ações voltadas à comunidade externa, como a implementação de projetos de hortas em escolas, visitas técnicas, organização de feiras e eventos agrícolas, além de apresentações destinadas à disseminação de saberes. Essas atividades tiveram como propósito promover a integração entre universidade e sociedade, fomentando a troca de conhecimentos e o fortalecimento do vínculo com diferentes públicos. As experiências vivenciadas ao longo do período reportado resultaram em uma significativa ampliação do saber acadêmico, desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais, além do estreitamento das relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.Item Implantação de quintais produtivos em busca da valorização e soberania alimentar da comunidade da Nova Tatuoca(2017) Ferreira, Joanne Kaline de Oliveira; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/8545969062098278A proposta desse projeto está baseada na realização de atividades educativas não formais, relacionadas às práticas complementares e integrativas de saúde, na busca da valorização e soberania alimentar, com moradores da Vila Tatuoca e de seu entorno. Trata-se de uma comunidade que foi remanejada a partir da expansão do Complexo Portuário de Suape, o que acarretou uma mudança nos hábitos de cuidado, costumes alimentares e práticas de lazer a partir da mudança do local de moradia. Tomando como referência a importância da segurança alimentar, do lazer e a utilização das plantas medicinais para o cuidado de si e da família, referenciada nos conhecimentos populares tradicionais, pretende-se desenvolver atividades com as famílias remanejadas na perspectiva de contribuir para o acesso aos direitos sociais de saúde, lazer e segurança alimentar. Por meio da utilização base metodológica, as etapas da metodologia da educação popular pretende-se: estudar a realidade local, com a realização do levantamento dos hábitos alimentares, de lazer e cuidado das famílias; organizar os conhecimentos - através da realização de oficinas, palestras, apresentação de vídeos, vivências, com a participação da comunidade envolvida e da equipe; e aplicação do conhecimento, por meio da implementação de Quintais Produtivos; concluindo com uma culminância planejada coletivamente.Item Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação de ESO(2023) Feitoza, José Robson Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/6063882387517804O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia UFRPE, durante o período de 09 de novembro de 2020 a 26 de junho de 2023. Durante esse período, foi realizada uma série de atividades que englobaram os três pilares da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, ocorreram simpósios, seminários, palestras e workshops com temas relevantes para o curso. Na pesquisa, houve coleta, análise e elaboração de relatórios, além de contribuição para projetos em andamento. Na extensão, foram realizadas ações fora da universidade, como apresentações e projetos de horta em escolas, visitas técnicas, feiras e eventos agrícolas, com o objetivo de disseminar conhecimentos e promover o engajamento da comunidade. As experiências proporcionaram ampliação do conhecimento acadêmico, aprimoramento de habilidades e fortalecimento da relação com a comunidade acadêmica e a sociedade.Item Relatório de atividades (PET)(2023) Calábria, Maria Gabriela de Albuquerque; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/9562396993163500Item Horta na escola: plantando sementes para o futuro(2022) Souza, Michelle Maciel Pereira de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2772739450014995
