01.6 - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/31


Comunidade destinada a preservação e acesso das coleções da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC)

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de Azevedo
    O projeto Ginástica na Universidade refere-se a realização de aulas de ginástica destinadas a diversos grupos etários, pertencentes a comunidade acadêmica de UFRPE e comunidades adjacentes. O objetivo do projeto é democratizar a prática de atividades físicas orientadas, oferecendo uma alternativa de promoção da saúde coletiva e de inclusão social através de práticas sistemáticas voltadas à qualidade de vida. O projeto é composto por práticas pedagógicas, culturais e esportivas como meio de obtenção de saúde e lazer , tendo como público alvo alunos, professores e funcionários da UFRPE, além de jovens, adultos e idosos pertencentes as comunidades adjacentes. O projeto é destinado a servir de campo de estágio e pesquisa para o Curso de Licenciatura em Educação Física, o que possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se como uma ação de inclusão social ao possibilitar o acesso à praticas corporais voltadas a promoção de saúde coletiva enquanto direito constitucional e social. O projeto é composto por atividades organizadas em formato de aulas semanais de ginástica, com turmas agrupadas por faixa etária e nível de aprendizagem, dos gêneros masculino e feminino, com funcionamento no turno diurno.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As influências da matriz africana na culinária pernambucana
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Humanas, 2011) Cardoso, Maria Grazia Cribari
    O alimento é mundialmente considerado como uma fonte de informações culturais, históricas e econômicas de um povo, entretanto encontra-se sempre ligado ao prazer e às sensações provocadas pelo seu consumo. Nos países de intensa miscigenação, como o Brasil, a gastronomia diversificada é resultado das influências sofridas e da diversidade de produtos naturais disponibilizados, incentivando principalmente a trocas de elementos nas preparações. Esta pluralidade encontra-se evidenciada na região Nordeste e representada na culinária regional. No presente projeto abordaremos a relevância e influência do povo africano nas preparações tipicamente pernambucanas por meio de levantamento bibliográfico dos ingredientes utilizados, métodos de cocção, apresentação das preparações e busca por variações em “receitas” tradicionais e posteriormente a realização de oficinas. Os resultados irão contribuir para uma maior afirmação cultural, com o resgate das “receitas” e apresentação das mesmas ao público acadêmico.