01.6 - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/31


Comunidade destinada a preservação e acesso das coleções da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC)

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Merenda escolar: uma questão de saúde e cidadania
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Celiane Gomes Maia da
    Hábitos alimentares saudáveis aprendidos na escola são levados por toda a vida e para que isso aconteça é necessário que sejam implantadas estratégias para a promoção de uma alimentação saudável nas escolas, permitindo a formulação de ações e atividades de acordo com a realidade de cada local, tendo a escola como protagonista deste processo, na viabilização e apoio à implantação das mesmas. Desse modo, torna-se fundamental a realização de projetos de orientação alimentar saudável, dos quais uma merenda escolar de qualidade é fundamental para a melhoria do estado nutricional e, consequente, qualidade de vida, com maior rendimento e benefício, despertando nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar, atingindo toda a família. Assim, o Projeto de Extensão: “Merenda Escola: uma questão de Saúde e Cidadania” tem como proposta desenvolver um trabalho de intervenção através de oficinas de alimentação e saúde, de manipulação de alimentos e implantar orientação a família, considerando a perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
    Os processos de globalização da economia, integraçãio econômica, assim como os acordos de livre comércio têm levado a uma predominância da exclusão social e a uma reconfiguração do universo do trabalho que acaba por atender à informalidade e precarização, afetando sobremaneira as mulheres, principalmente as mulheres latino-americanas. Uma das explicações para o maior impacto desse processo sobre as mulheres, deriva do fato de que este segmento já estava em uma situação de desvantagem no que diz respeito à distribuição do 'quinhão' social, ficando em uma posição fragilizada no que se refere ao acesso ao poder, e às expectativas supostamente viabilizadas pelo processo que culminou na globalização da economia. Nesse contexto de 'feminização' de situações excludentes no universo do trabalho, o emprego doméstico tem um papel importante, porque além das características de invisibilidade e preconceito que rondam essa atividade, ainda soma-se a de naturalização da presença feminina neste espaço, dada a relação histórica entre gênero/trabalho privado. Assim como a da precarização que muitas vezes marca esta inserção, comprovada pelo baixo nível de proteção social das empregadas domésticas, o que é mais significativo no caso das diaristas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gênero, maternidade, família e cidadania: um diálogo com as mulheres usuárias do Programa Mãe Legal
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Regino, Fabiane Alves
    O objetivo do projeto de extensão “Maternidade, Gênero, Família e Cidadania: um diálogo necessário” é dialogar e refletir junto às instituições, organizações e entidades de Pernambuco, sobre as categorias maternidade, família e cidadania numa perspectiva de gênero, no sentido de multiplicar o debate sobre estas questões, partindo da referência teórica sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos e a garantia destes direitos na sociedade. O projeto conta com a participação das coordenadoras do Observatório da Família e do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre a Mulher (NUPEM) do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE. Este diálogo desenvolve-se a partir do contato com o público-alvo (parcerias), na realização de reuniões e planejamento coletivo da metodologia adotada nas palestras, seminários, formações, aulas e grupos de estudos. Além disso, são produzidos boletins informativos e formativos que são divulgados na rede social, e questionários, planilhas, registros fotográficos e relatórios que alimentam o banco de dados do Observatório da Família.