Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)
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Item Análise espacial da transmissão de esquistossomose urbana em Jaboatão dos Guararapes no contexto da saúde única(2024-03-08) Araujo, Emilly Kilma Gomes de; Fonsêca, Francinete Torres Barreiro da; Gomes, Elainne Christine de Souza; http://lattes.cnpq.br/7173069660592793; http://lattes.cnpq.br/2545929400317612; http://lattes.cnpq.br/0540954285503240A esquistossomose mansônica é uma doença tropical negligenciada transmitida pelo verme Schistosoma mansoni. A doença se manifesta historicamente em áreas rurais no Brasil, porém tem apresentado migração para contextos urbanizados, relacionado ao regime de chuvas e inundações, principalmente em áreas litorâneas do estado de Pernambuco. Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores ambientais de transmissão condicionantes de disseminação da esquistossomose, no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, no contexto da Saúde Única. Metodologia: Foram georreferenciados com auxílio de GPS nos meses de agosto e outubro de 2023 todos os alagamentos, saídas de esgoto, esgotos a céu aberto, casas que fizeram parte do inquérito coproscópico em maio de 2023 e os criadouros de Biomphalaria spp encontrados na área de estudo. O diagnóstico parasitológico foi realizado com as técnicas de Kato-Katz e Hoffmann. Os caramujos foram submetidos à exposição de luz para identificação de cercárias de Schistosoma mansoni. As análises espaciais foram feitas no programa QGIS. Conclusão: Foram identificados 19 criadouros, sendo 1 deles um foco de transmissão, todos da espécie Biomphalaria glabrata. A comunidade apresentou 53 indivíduos positivos, com taxa de positividade de 11,67% para esquistossomose e 2,86% positivos para geohelmintíases. Do total, 79% dos casos foram de intensidade leve, 13,9% de intensidade média e 6,9% de intensidade alta. Os indivíduos com maior carga parasitária estavam nas casas próximas à Lagoa Olho D’água, enquanto os casos foram diminuindo conforme as casas se distanciavam da Lagoa. A rua com mais criadouros também apresentou alta distribuição de saídas de esgoto. A maior parte dos caramujos foram coletados de esgotos a céu aberto. Foi possível observar por mancha de inundação que a comunidade se encontra totalmente exposta em época de enchentes causadas por fortes chuvas. Foi criado um esquema que ilustra a interação entre animais-humanos-ambiente na transmissão da esquistossomose pela abordagem da Saúde Única, destacando o saneamento ambiental, a presença do caramujo e a pobreza como os principais fatores de transmissão da doença.Item Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única(2022-06-03) Silva, Andreza Jocely da; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3986248628167640As Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar (ITHA) atingem, sobretudo, pessoas socioeconomicamente vulneráveis em países em desenvolvimento, sendo as crianças as mais acometidas. As ITHA interferem no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, podendo inclusive levá-las à morte. Abordagens no contexto da Saúde Única são importantes no gerenciamento e controle dessas infecções. Ações de educação em saúde se constituem emestratégias importantes para o controle de doenças, possibilitando mudanças de hábitos que são capazes de contribuir para melhoria na qualidade de vida, sendo o ambiente escolar um espaço conveniente para a promoção, prevenção e educação em saúde. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi realizar atividades, produzir material didático e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das ITHA, utilizando a abordagem Saúde Única, em duas escolas municipais da cidade do Recife, Pernambuco. As ações educativas foram realizadas com alunos do 8º e 9º ano e aconteceram em três momentos: (1) aplicação de um questionário antes das ações educativas, para verificação dos conhecimentos/saberes que eles já tinham sobre a temática; (2) realização das atividades educativas que consistiram de apresentação de vídeo, leitura e entrega de literatura de cordel, jogo de bingo e de tabuleiro humano; (3) aplicação do mesmo questionário após as atividades educativas para verificação dos conhecimentos aprendidos. Em total, participaram do estudo 86 alunos. Na primeira avaliação, 40,2% disseram não conhecer as ITHA; 83,7% informaram não ter ciência de como se dá a transmissão; 82,6% não sabiam as formas de prevenção; 100% não sabiam o que era Saúde Única e 100% não sabiam a relação entre a Saúde Única e as ITHA. Já na segunda avaliação, 100% passaram a conhecer todas as ITHA mencionadas; 81,4% e 83,7% afirmaram ter ciência de como se transmite e se previne as ITHA, respectivamente; 66,3% passaram a entender o conceito de Saúde Única e 24,4% disseram entender a relação entre a Saúde Única e as ITHA. A análise estatística mostrou (p ≤ 0,05) que as ações educativas e o material didático utilizados contribuíram na aprendizagem dos alunos sobre a temática abordada, demonstrando que uma metodologia mais ativa é bastante eficaz para a apreensão e fixação de informações. Os resultados também denotam a importância de as escolas implementarem temas relacionados com a Saúde Única no currículo, pois quanto mais cedo se aprende sobre seu lugar no meio ambiente, mais consciência sobre os impactos causados se tem.Item Educação em saúde para prevenção das doenças tropicais negligenciadas causadas por parasitos, no contexto da saúde única(2022-06-03) Silva, Bárbara Cristine dos Santos; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3799650346827557As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são problemas de saúde pública mundial, doenças endêmicas em países tropicais em desenvolvimento, afetando a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e não recebem atenção necessária por parte dos governantes. Para o controle dessas doenças, é necessária a implementação de políticas públicas, programas e planos de saúde eficazes e educação em saúde, que possibilitem a transformação do indivíduo para que ele possa proporcionar a mudança de sua realidade, principalmente quando se faz o uso de material de apoio e da ludicidade. A abordagem da Saúde Única integra estratégias a partir da visão indissociável entre a saúde humana, animal, vegetal e ecossistêmica. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi produzir material educativo e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das DTN parasitárias que ocorrem em Pernambuco, utilizando a abordagem da Saúde Única. Para isso, foram realizadas ações educativas com material didático lúdico em duas escolas estaduais, localizadas no município de Recife. Para coleta de dados, foi usado um questionário composto por perguntas objetivas e discursivas, antes e depois da ação. Participaram da pesquisa 95 alunos. Em todas as perguntas acerca das DTN e a Saúde Única, foi observado um aumento do conhecimento sobre a temática, com resultados estatisticamente significativos (p≤ 0,05), atestando a eficácia do material e metodologia utilizados. Com isso, conclui-se que a ação educativa foi satisfatória e efetiva para a obtenção do conhecimento acerca das DTN no contexto da Saúde Única, e expressa a importância da realização de ações educativas estratégicas de promoção da saúde.
