Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

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    Enriquecimento ambiental com macaco-prego-do-peito-amarelo, Sapajus xanthosternos (criticamente ameaçado) cativo visando redução de estresse
    (2024-03-08) Silveira, Ananda Silva; Castro, Cristiane Maria Varela de Araújo de; Oliveira, Maria Adélia Borstelmann de; http://lattes.cnpq.br/6104426668816123; http://lattes.cnpq.br/8181142206633795; http://lattes.cnpq.br/7385553820024420
    A espécie foco da presente pesquisa, por ser listada como ameaçada de extinção e ter sua área de distribuição geográfica restrita a região Nordeste do Brasil, foi incluída no Plano de Ação Nacional dos Primatas do Nordeste - PANPRINE, uma das principais estratégias brasileiras para a conservação da nossa rica biodiversidade. Como as demais espécies desse gênero da família Cebidae, os poucos registros das populações de Sapajus xanthosternos (macaco-prego-do-peito-amarelo) revelam que elas encontram-se dispersas, em fragmentos da Caatinga e da Mata Atlântica, devido às pressões de desmatamento. De grande atratividade, por sua inteligência e habilidade, é também alvo do tráfico e sujeito à caça e apanha para servir como pet. Quando mantido em cativeiro pobre em estímulos costuma exibir estereotipias que tendem a ocupar grande parte de suas atividades diárias. Um macho dessa espécie, com histórico circense antes de passar por um recinto de exibição turística, chegou no zoológico Trilogiabio, em Aldeia, Camaragibe/PE) exibindo grave estereotipia, aversão a ruídos, agressividade em relação aos cuidadores humanos, distribuição de atividades e comportamentos fora dos padrões de sua espécie. Considerada uma das ferramentas mais eficazes para melhorar os níveis de bem-estar, foi planejada e posto em prática uma rotina de técnicas selecionadas de Enriquecimento Ambiental (EA), a ser avaliada através da emissão dos comportamentos (etograma construído pelo método Ad Libitum, por 10 horas), em três fases: Pré EA, Enriquecimento e Pós EA, que também totalizaram 10 horas de duração, cada uma. Os comportamentos das fases Pré EA e Pós EA foram contabilizados em segundos utilizando o método focal a cada cinco minutos (um minuto de observação, seguido de quatro minutos de intervalo). A fase de EA propriamente dita testou oito enriquecedores diferentes, repetindo os dois mais exitosos em termos de intensidade e duração da interação, totalizando 10 atividades de EA, com frequência semelhante as fases pré e pós, de duas a três vezes por semana. Foram três as categoriais de interação de EA: Boa (quando o indivíduo interage ativamente com a atividade), Média (quando o indivíduo, olha, cheira, mas logo perde o interesse pela atividade) e Ruim (quando o animal fica indiferente à atividade de enriquecimento, sem exibir qualquer comportamento relacionado a ela). Todas as atividades testadas foram categorizadas como Boa, por terem incentivado o intelecto e a capacidade de resolver os desafios apresentados, quebrando a monotonia que antes imperava e introduzindo o caráter de novidade no dia a dia do animal. Na fase pós enriquecimento, o repertório comportamental foi qualitativamente diferente da fase pré. Comportamentos associados a estereotipia foram significativamente reduzidos, como pacing curto, ou não foram mais vistos durante o período de observação, como raspar pedra, pacing longo, vocalização agressiva e sacudir tela. A grama, o substrato mais utilizado na fase pré EA (51%), sofreu uma redução para 23%, distribuindo mais equitativamente a área do recinto utilizada na fase Pós EA. Concluímos que as técnicas de EA utilizadas mostraram-se eficazes como ferramenta capaz de reduzir o estresse (particularmente as estereotipias) do macaco-prego-do-peito-amarelo no ambiente cativo, elevando a emissão de comportamentos naturais, por ter tornando o cativeiro um ambiente mais desafiador e melhorado o nível de bem-estar de seu residente.
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    Comportamento de fêmeas de elefantes asiáticos (Elephas maximus) e africanos (Loxodonta africana) em cativeiro: uma abordagem comparativa e sua importância para o bem-estar
    (2024-02-07) Cabral, Isabella Ribeiro de Melo; Schiel, Nicola; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/7299148914808419
    For animals with complex lifestyles, large size, or a more developed cognitive system, such as elephants, promoting well-being in artificial environments becomes challenging. The study of animal behavior emerges as an essential tool to ensure the well-being of these species, providing management strategies tailored to their specific needs. In our research, we focused on the behavioral repertoire of captive female elephants, aiming to comparatively evaluate the behavioral repertoire of Asian (Elephas maximus) and African (Loxodonta africana) female elephants in these situations. To do this, we observed the behavior of both species through online cameras available at two zoos, each species in one zoo – Prague Zoo (Czech Republic) and Reid Park Zoo (USA) – with rigorous inclusion criteria to standardize the comparison, including: having female elephants, online cameras in the outdoor enclosures of the females, enclosures of similar sizes, similarity in reaction to the size of the elephant group, and group composition. We observed 9 behavioral categories, analyzing 6 (foraging, moving, stationary, self-maintenance, affiliative social, and agonistic social) over 13 days, with 50 hours of observation for each zoo. The Ad libitum method and the 5-minute scan sampling method were used for the elaboration of the ethogram and data collection, respectively. To verify if there were differences in the behavioral repertoire between the two species, we conducted the Mann-Whitney U test. Surprisingly, although the literature indicates differences in some behaviors between African and Asian species, such as foraging, stereotypy, and self-maintenance, we found no statistically significant differences between them in the analyzed categories, suggesting similar behaviors for both species in captivity. Our research suggests that, under the specific conditions of our participating zoos, Asian and African female elephants exhibited similar behaviors. It is essential to emphasize the importance of broader comparative studies, with comprehensive inclusion criteria, to obtain a holistic understanding of the specific behaviors of each species. This knowledge is crucial for the development of more effective care and management practices and strategies in zoo environments. The preservation of these magnificent species requires a continuous commitment to research and the development of adaptive strategies to ensure their well-being in zoo environments.