Bacharelado em Sistemas de Informação (UAEADTec)

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    Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista
    (2022-02-18) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206
    O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.
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    Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos
    (2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091
    Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.