Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item A importância da formação específica na prática docente em arte/educação(2019-07-15) Rito, Luana da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0353111682284066Nesta pesquisa abordamos a importância da formação específica na prática docente dos professores de Arte. Apresentamos a reflexão sobre o ensino de arte no Brasil, principais legislações e o regimento interno de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes em consonância com um estudo de caso realizado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no bairro de Socorro. Para apoiar-nos neste trabalho trazemos as contribuições de Arroyo (2000), Barbosa (1975, 1991), Biasoli (1999), Fusari & Ferraz (1992) (1993), Libâneo (1991), entre outros que tratam da Arte na educação escolar e metodologias de ensino.Item Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE(2019-07-06) Barbosa, Joselita Coelho da Silva; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/7559155278569732Este trabalho tem como objetivo analisar a prática de professores que lecionam a disciplina de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase nos procedimentos metodológicos adotados em suas práticas docentes a partir de tática que verifique a formação docente de professores que atuam no ensino de Artes e, que auxilie na identificação de como são planejadas e executadas as aulas de Artes atrelando as aproximações e distanciamento entre as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de artes e a prática docente de professores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de formação inicial, prática docente e procedimentos metodológicos, tendo como base os seguintes autores: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 2009), (TARDIF, 2010), (PCNs, 1997). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de pesquisa de campo no colégio municipal de Paudalho, para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, questionário e observações de aulas, os sujeitos foram professores e alunos. Como análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os dados obtidos indicam que não há professores com formação em Artes na escola pesquisada. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a gestão educacional de Paudalho tem uma falta de compromisso com seus professores, pela falta de investimentos em capacitações, e com seus alunos, por terem professores sem formação ou capacitação. Deixando uma lacuna para o aprimoramento do ensino da artes.Item A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte(2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.Item O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife(2019-07-12) Lima, Giselle Maria Carvalho da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; http://lattes.cnpq.br/0261751914711054Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a relação entre o Professor Multiplicador e a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife. Tem como objetivos analisar a função do Professor Multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife; identificar as atribuições do Professor Multiplicador; compreender como acontece a formação continuada para o Professor Multiplicador atuar nas produções cinematográficas; identificar as vivências das produções cinematográficas previstas na política de Rede e como ocorrem essas produções no cotidiano da escola. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como foi aplicado um questionário junto aos professores multiplicadores. A partir deste estudo foi possível conhecer como se dá o desenvolvimento do cinema na Rede Municipal, as possibilidades de melhoria do processo, bem como as dificuldades encontradas. Além disso, foi possível verificar que, mesmo sem ter formação acadêmica que contemple plenamente os conteúdos voltados para cinema, os professores multiplicadores participam de formação satisfatória para a execução das atividades, mesmo esbarrando em outros obstáculos como: a quantidade de escolas que o mesmo multiplicador acompanha e a demanda de outros projetos nas mesmas, a falta de tempo e de materiais adequados na escola para a vivência destes conteúdos.
