Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Mobiliário escolar e corpóreo(2019-07-26) Vasconcelos, Julyana Batista de; Silva, Charles Ricardo Leite da; Rossi, Paulo José; http://lattes.cnpq.br/5484701580473361; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9173116185168744A pesquisa Mobiliário Escolar e Corpóreo, foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa/PB, no ano de 2017, contou com a participação de 90 alunos dos 9° anos, e parte da comunidade escolar. Durante o estudo, foi observado uma padronização em relação aos mobiliários escolares, que pressupõe uma uniformização dos corpos, e enfatiza a disciplina como referência na concepção de espaços escolares. O presente trabalho, pretende utilizar a relação corpórea dos alunos no espaço escolar, para propor uma ferramenta criativa de solução de artefatos, que poderá ser utilizada na criação de mobiliários interativos, baseados nos fundamentos de Laban (1978) e da psicologia ambiental. Com base no método de procedimento da pesquisa-ação, utilizamos questionários, representações gráficas, e registros fotográficos, para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da proposta. Como técnica de processo criativo, utilizou-se da tecnologia mobile, para ampliar a percepção das formas corporais, por meio da fotografia. A relação entre dança e psicologia ambiental, nos permitiu construir um programa de necessidades para a escola, onde identificamos lacunas referentes aos mobiliários, o que nos levou a vivenciar um estudo de corpo e espaço, surgindo como provocação para investigações futuras, o conceito de Design Corpóreo, criado a partir da psicologia ambiental e do estudo do método de Laban (1978).
