Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.Item Corpos que (vídeo)dançam na escola: um estudo sobre a vídeodança no processo de ensino-aprendizagem da arte/dança na educação(2019-07-18) Bezerra, Fábio Marques; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650Com o recente domínio transversal das diferentes tecnologias na sociedade, cultura e vida cotidiana, é preciso que o currículo escolar de Arte venha a discutir uma redefinição daquilo que tradicionalmente se entende como dança, as possibilidades de novas práticas pedagógicas e artístico-culturais e os processos de criar, produzir e apreciar diante das novas plataformas midiáticas e recursos visuais-digitais, bem como os modos de reconfiguração da corporeidade na escola. Assim, é possível identificar que a dança, ao explorar os ambientes mídia online e recursos visuais-digitais na escola, faz emergir novas formas e processos de (des)construção artística e ampliar sentidos e significados do ensino escolar de Arte/Dança ao romper com os paradigmas tradicionais desse campo de conhecimento - especialmente com a consolidação das modificações na LDBEN 9.394/96 e do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, a partir das relações entre dança e tecnologias por meio da videodança, este estudo buscou analisar as concepções e práticas interativo-pedagógicas da videodança no processo de ensino-aprendizagem da Arte/Dança na educação básica e na formação de professores de Dança. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, tendo como base a identificação de pontos integradores entre a dança e os recursos audiovisuais (vídeos) em projetos de aprendizagem no currículo de Arte/Dança na educação básica e no âmbito da licenciatura em Dança, utilizando-se como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Google Acadêmico. Viu-se que, mesmo com a expansão dos cursos de Licenciatura em Dança, poucos são os trabalhos que versam sobre a videodança no âmbito escolar - localizados regionalmente no Sul do país - demonstrando a necessidade de (re)conhecimento deste “conteúdo-ferramenta” por parte dos professores de Arte/Dança no restante do país, especialmente pelo fato da linguagem da dança poder transfigurar em si o complexo contexto cultural-digital contemporâneo e, por meio do hibridismo estético das “artes integrativas” representado pela videodança, reorientar os modos de pensar-fazer em arte na escola.Item Um olhar sobre o feminino nas artes visuais contemporâneas(2019-07-06) Brito, Ana Nery Francelino de; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/3286893681257974O universo da comunicação vem sofrendo mudanças radicais desde a invenção da fotografia, e das novas mídias. O Instagram vem impulsionando novas formas de fotografar, e nos possibilita a uma nova conversação imagética, e novos sentidos. Esta pesquisa teve como objetivo, realizar uma análise sobre as mudanças da narrativa do corpo feminino nas artes visuais ao longo da história, e de como nosso corpo pode ser utilizado enquanto expressão artística. Para isso, comparamos as nuances acerca das mudanças da narrativa visual na utilização do corpo feminino como sujeito na arte do século XX, realizando um recorte em forma digital, passeando sobre a pintura e fotografia. Além disso, exploramos o uso das novas mídias para expressar e produzir imagens, como o uso do aplicativo Instagram. Dessa forma, foram analisadas duas imagens que expressam o corpo feminino; sendo a primeira imagem analisada, a da artista mexicana Frida Khalo, com o seu autorretrato com cabelos cortados, produzido no ano de 1940. A segunda imagem é um autorretrato em fotografia da artista norte-americana Cindy Sherman, intitulada de Untitled Film Still # 6; uma obra do ano de 1977.A análise dos dados mostrou que este dispositivo pode ser utilizado como desencadeador para a construção de sentido na produção de imagens dessa mulher contemporânea, dispensando o uso de palavras para o compartilhamento desses registros efêmeros através do uso do aplicativo na internet.
