02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE(2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.Item O processo de avaliação de desempenho na UFPE sob a ótica dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde(2020-10-07) Santos, Jennifer Guedes de Lira; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/8156733591789996Este trabalho teve o intuito de analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sobre o processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir o formato utilizado pela instituição, descrevendo o processo de avaliação de desempenho, com o propósito de elucidar práticas que tornem o serviço público mais eficiente, através de melhores práticas na área de gestão de pessoas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva e a abordagem da pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos que compõem o CCS. Os resultados apontam que a maior parte dos servidores não receberam orientações ou treinamentos sobre o processo de avaliação de desempenho da UFPE e de como realizá-lo, assim como, na maioria das vezes, não recebem feedback das suas avaliações. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
