02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 16
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções acerca das práticas pedagógicas na formação docente : a didática no ensino de línguas em Surubim-PE
    (2024-07-30) França, Marcela Cardoso da Mota; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/1435817306255688
    A didática tem grande relevância no processo de ensino-aprendizagem de línguas, auxiliando o docente a desenvolver práticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem dos indivíduos. Este estudo tem por objetivo geral analisar a percepção docente acerca das práticas pedagógicas na formação para o ensino línguas no município de Surubim-PE. Foram definidos como objetivos específicos: compreender de que forma a didática pode contribuir para o professor promover ações facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem; investigar as contribuições do método, do planejamento e da relação teoria-prática à didática para a construção de um processo educativo crítico-reflexivo; e pesquisar o papel das práticas pedagógicas no processo de formação de professores de línguas. Para tanto, realizamos uma investigação bibliográfica, exploratória e quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Freire (1996), Tardif (2002), Marcuschi (2000), Pimenta (1996) e Vygotsky (2000). Com o estudo, observamos que todos os professores colaboradores da pesquisa reconhecem a importância da didática nas práticas pedagógicas no ensino de línguas, assim como a importância da formação docente. Porém, também é evidente que há uma defasagem no preparo de alguns, quando se diz respeito à formação docente, visto que mais de 50% dos entrevistados estão em sala de aula sem essa preparação. Isso demonstra a necessidade de investimento e suporte na formação contínua dos profissionais da educação, visando a aprimorar suas habilidades didáticas e pedagógicas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor
    (2019) Lima, Aparecida da Dores Silva de; Silva, Valéria Casemiro da; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico
    (2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737
    This article aims to analyze the role of teachers of TEA students in remote education, and their strategies. Observing the aspects that involve the new dynamics of the teaching-learning process during the COVID-19 pandemic throughout 2020. The qualitative research, carried out through a bibliographic survey and a pre-structured questionnaire by electronic means. It had nine responding teachers, working in public and private schools, both in kindergarten and elementary school in the Metropolitan Region of Recife, we seek to understand their challenges and pedagogical strategies used in synchronous and asynchronous meetings. The data show that family support in the learning process is a more decisive factor in this new context, marked by social distancing and the need to think together about ways to meet the demands of a public in which the use of concrete materials and monitoring is agreed upon. continuous and face-to-face. It is also noted that there is a deficit in the training of teachers to work with specific TEA students, and in the use of digital tools. Given the low support of educational institutions in general for the adaptation and development to new ways of transmitting knowledge, especially in an atypical scenario.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares
    (2021) Mendes, Roseane Alves da Silva; Lopes, Janice Maria Araújo; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia
    (2021) Santos, Naylis Carla Nogueira dos; Sales, Júlia Victória Batista de; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6291572477236630; http://lattes.cnpq.br/9938825980968174
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil
    (2021) Silva, Josefa Guiomar da; Carvalho, Maria Suelayne da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/1794058317148464
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relevância do conhecimento das estratégias educacionais para a humanização na área da saúde
    (2021) Silva Junior, José Jaidelson da; Silva, Sandra Nunes da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentes
    (2021) Silva, Gerline Viana da; Albuquerque, Wedja Aline de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação na zona rural: dificuldades no processo de ensino e aprendizagem
    (2021) Araújo, Claudiana Rafaela de Lima; Aguiar, Eliene da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso dos jogos no ensino da matemática
    (2022-01-20) Silva, Joanna D’arc Bispo da; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276