02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA(2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.Item Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista(2022-02-18) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.Item Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico(2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.Item Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto(2021) Silva, José Felipe Bezerra da; Araújo, Railla Loislane Alves de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574As estratégias de ensino para crianças com Transtorno Espectro Autista são consideradas importantes na inclusão das mesmas na educação, seja no espaço escolar ou por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, professores e responsáveis, precisam pensar em estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desse público. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as estratégias de ensino dos professores voltadas aos alunos com autismo da educação infantil. Para tanto, a pesquisa se deu por meio de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram determinados os descritores de pesquisa, para busca em cinco periódicos de classificação A1 e A2 da Qualis, recorrendo-se ao método de Análise de Conteúdo - AC para classificação e discussão dos resultados. Dentre os resultados, observamos a ausência na formação dos professores para atuar com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, em estratégias associadas às ferramentas digitais. Ainda foi possível identificar que os estudos sobre estratégias de ensino das crianças com TEA ainda são muito escassos.Item A inclusão escolar de estudantes com TEa em Gravatá(2022-01-20) Silva, Olga Eduarda Beserra; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; http://lattes.cnpq.br/4417070290566689Esta pesquisa buscou analisar o aluno com autismo na escola e teve como questão norteadora como a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontece em Gravatá-PE? E teve como objetivo analisar o discurso dos docentes sobre o processo de inclusão escolar, as práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e os obstáculos enfrentados por eles na inclusão dos estudantes com TEA na rede de ensino regular do município de Gravatá. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos professores de forma online, por motivos de segurança, devido a pandemia. A análise qualitativa dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Tendo como base conceitos apresentados por pesquisas já desenvolvidas e estudos de documentos e leis considerados relevantes sobre o tema. Desse modo, foi possível identificar, relacionar e discutir sobre questões que dificultam esse processo de inclusão dos estudantes com autismo no ambiente regular de ensino. Destacou-se através dos achados a necessidade de melhorias nessa perspectiva como a formação especializada dos docentes, o apoio e interação da família no dia a dia escolar do estudante a falta de recursos pedagógicos e adaptação dos ambientes escolares regular e a possibilidade do desenvolvimento de novos estudos tendo em vista que é preciso um maior aprofundamento sobre esse tema para a escolarização dos estudantes TEA tornar-se bem-sucedida.
