02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Transformação digital na educação pública : explorando o impacto da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais no município de Pesqueira-PE
    (2024-12-03) Maciel, Paulo Ricardo Torres; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A integração da IA e do big data na educação é amplamente reconhecida como uma ferramenta capaz de não só personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades de cada aluno, como também otimizar os processos administrativos, promovendo decisões mais eficazes e transparentes no ambiente escolar. A partir da percepção dos profissionais de educação sobre o uso da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais estaduais de Pesqueira-PE, este estudo buscou avaliar como essas tecnologias podem otimizar os processos educacionais e administrativos.Com uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa utilizou questionários aplicados a diversos membros da comunidade escolar. Os resultados indicam que, embora os profissionais reconheçam o potencial da IA para personalizar o ensino e melhorar a eficiência administrativa, ainda há incertezas sobre seu impacto concreto no desempenho acadêmico dos alunos e desafios relacionados à infraestrutura e capacitação técnica. A implementação do big data foi vista como positiva para a gestão escolar, mas as preocupações com a segurança dos dados e a falta de políticas claras ainda representam barreiras. Conclui-se que, apesar das limitações identificadas, a adoção dessas tecnologias pode trazer benefícios significativos para a educação de PesqueiraPE, desde que acompanhada de investimentos em formação e políticas de uso ético. Pesquisas futuras devem explorar estratégias de capacitação e os efeitos de longo prazo dessas inovações no contexto escolar.
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    O ensino de urgência: uma análise comparada dos impactos sociais da SARSCOV-2 e de acessibilidade às tecnologias digitais nas localidades Cacimbinha e Bonita de Fora, município São João do Tigre-PB
    (2024) Costa, Elenice Farias da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/2522073063050238
    A pandemia de SARCOV-2 causou impactos significativos sobre todas as camadas populacionais, com especial atenção aos impactos desta sobre o ambiente escolar. Sendo assim, sob a perspectiva da história do tempo presente, este trabalho investiga as implicações da rápida adoção das tecnologias digitais em duas escolas voltadas à educação básica localizadas em Cacimbinha e Bonita de Fora, no município paraibano São João do Tigre, como parte dos impactos impostos pela pandemia de SARSCOV-2 (2020-2022). O estudo está estruturado em dois capítulos e busca explorar a demanda tecnológica na educação básica, destacando o papel desempenhado pela gestão das escolas Pedro Bezerra Filho, distrito de Cacimbinha; Semeão Monteiro da Costa, sítio Bonita de Fora, zona rural do município supracitado. Busca discutir o uso das TDs no ambiente educacional de uma zona interiorana da Paraíba e as dificuldades e desafios enfrentados por gestores, docentes e discentes. Assim como investiga os impactos sociais e educacionais nas referidas escolas, considerando a percepção dos alunos sobre suas experiências e os desafios enfrentados em seus processos formativos no contexto pandêmico. Metodologicamente, o trabalho foi norteado pela abordagem qualitativa de dados quantitativos, estes, levantados por meio da realização de um questionário aplicado aos alunos de ambas as escolas abordadas neste estudo. Utilizou-se também a técnica da entrevista, sob a perspectiva metodológica da História Oral. Os resultados obtidos evidenciam similaridades nos desafios enfrentados por gestores, professores e alunos dos espaços educacionais sobre o período pesquisado. Tais resultados orientam no sentido de tentar contribuir às reflexões sobre acessibilidade digital no ambiente escolar da educação básica, com foco especial sobre o público escolar majoritariamente oriundo do contexto rural das localidades de Cacimbinha e Bonita de Fora, no semiárido da Paraíba.
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    Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática
    (2023-02-07) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513
    O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.
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    O uso de tecnologias digitais nas redes de ensino na cidade de Pesqueira Pernambuco
    (2022-01-20) Santos, Luana Lara Silva dos; Juvencio, Thalya Ewelline Alves; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772
    O ensino remoto tornou-se uma realidade em todo o mundo durante a pandemia do Covid-19. Essa situação aconteceu de forma compulsória, haja vista não haver outra alternativa educativa, ao passo que muitos desafios foram perpetrados devido a esse evento nas escolas. Diante dessa realidade, este estudo objetivou identificar o uso das tecnologias na educação durante o período de pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021 nas Redes de Ensino no município de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia utilizada foi um questionário estruturado com 20 perguntas enviado digitalmente a GRE - Sertão do Moxotó Ipanema - Arcoverde, para ser repassado aos professores que se encaixavam no perfil do trabalho. No entanto, como a GRE não deu uma resposta ao tempo cabível, os questionários foram enviados aos professores através do aplicativo WhatsApp. O perfil desejado foi de professores vinculados na rede pública e privada do município, atuando no ensino fundamental I e II durante o período da pandemia. Diante disso, verificou-se que o uso das tecnologias são elementos unificadores no processo de conhecimento, como ferramenta de apoio para discentes e docentes, ampliando os horizontes dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. O que impõe a constatação que diante os desafios vividos durante o período de isolamento, a implementação das plataformas digitais no âmbito educacional fortaleceu o aprendizado nos mais diversos fins, proporcionando a continuidade dos conteúdos educacionais no período de ensino remoto emergencial. Conclui-se, pois, que a experiência educativa trazida pela pandemia da Covid-19 referente ao ensino remoto permitiu que inovações pudessem ter sido implementadas na educação, no entanto, reside a necessidade de capacitação dos discentes e docentes na aplicação e uso das tecnologias da educação.
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    Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia
    (2021) Santos, Naylis Carla Nogueira dos; Sales, Júlia Victória Batista de; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6291572477236630; http://lattes.cnpq.br/9938825980968174
    É preciso reconhecer a importância dos desafios encontrados por docentes na luta para uma educação mais significativa durante a situação pandêmica, que tem como urgência repensar as medidas conceptivas, mas extensas na prática pedagógica, neste sentido esta pesquisa está voltada a acompanhar e compreender as práticas em ambientes virtuais, que precisaram ser adaptadas a partir das necessidades dos métodos de ensino no contexto da pandemia COVID-19. Tendo como objetivo avaliar a percepção dos professores do ensino médio quanto às adaptações ao ensino remoto emergencial através de seus relatos de experiências, com suas práticas e métodos utilizados em modalidade remota no momento de isolamento social (compreendendo o último semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021). A pesquisa foi realizada no Estado de Pernambuco, do ponto de vista da problematização da pesquisa em tela, priorizando adotar a abordagem qualitativa. Os docentes das escolas públicas estaduais e também da rede privada que ministram aulas no Nível Médio foram os elementos componentes dessa pesquisa educacional. Para tal, como modalidade utilizou-se pesquisa bibliográfica que explora e analisa a qualidade da educação. A medida da situação enfrentada encontra-se em uma linha entre preservação da vida, necessidades sociais e a valorização de profissionais na atualidade, visando o desenvolvimento de soluções tendo em consideração todas as dificuldades encontradas e olhando para realidade educacional na busca do entender os valores, limites e fragilidades para compreensão de novos tempos que todo o mundo e cenário educacional vêm enfrentando.
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    O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2022-01-17) Araújo, Clayton Salvador de; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866
    Sendo este um artigo de pesquisa qualitativa que usa a subjetividade, de forma pura ou seja, vindo para discutir ideologias, polemicas e teorias, exploratória na construção de hipóteses, bibliográfica feita através da internet, na qual sua busca foi baseada no google acadêmico entre o período de outubro a dezembro de 2021, por artigos e livros científicos brasileiros, atualizados publicados nos últimos quatro anos, e tendo como objetivo geral tornar o acesso às tecnologias digitais à população menos favorecida, bem como o objetivo específico: mostrar que é possível a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma positiva no aprendizado dos discentes em sala de aula das escolas públicas de ensino fundamental deste país, bem como as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes quanto a afinidade do uso dessas ferramentas tecnológicas em uso educacional, sobretudo a falta de políticas educacionais melhores por parte dos governantes em geral. Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessário, e o saber operacional constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. Os resultados mostram por mais que se queira justificar, que ficou notório a falta de interesse por parte das autoridades competentes, em fazer maior investimento tecnológico na educação como um todo. Além da falta de capacitação e mediação prática para os profissionais educadores, com o uso das novas tecnologias, direcionadas à educação dentro da sala de aula como um método inovador, preenchendo lacunas e promovendo um novo aprendizado de forma lúdica e igualitária.
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    O uso de aplicativos móveis nas aulas de Artes
    (2021-08-28) Silva, Gutemberg Cavalcanti da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Nos dias atuais a utilização de novas tecnologias na educação ainda encontra entraves para seu uso na prática educativa. Considerando a realidade atual, a tecnologia é parte integrante da vivência das crianças. Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o uso de aplicativos nas aulas de arte do ensino infantil. A partir de pesquisas em livros que abordem a temática, e entrevistas com professores que adotaram aplicativos para auxiliar em suas aulas de arte, analisaremos como esses aplicativos contribuem para o ensino das artes, bem como as dificuldades encontradas por estes professores na sua utilização. O referencial teórico contempla discussões acerca do avanço tecnológico e sua influência nas aulas de arte, além de sua contribuição para o ensino das aulas de arte através de aplicativos. Os procedimentos metodológicos consistem em entrevista com professores do ensino fundamental da disciplina de Artes, e pesquisa em livros que abordem a temática. Espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas a partir deles, contribuam para reflexões sobre a utilização de tecnologia e de aplicativos nas aulas de arte.
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    Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica
    (2019) Silva, Valdirene Moura da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
    A tecnologia digital que envolve em suas principais características os aspectos visuais e sonoros desperta nos educandos o maior interesse pelas aulas, na medida em que torna o ambiente da aprendizagem mais prazeroso.Partindo desse contexto, esta pesquisa surgiu a partir da inquietação: Qual a contribuição do uso da técnica do Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital? Assim, buscando responder àquestão norteadora da pesquisa, como objetivogeral,iremosrefletir sobre as contribuições da técnica Stop Motion nos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva do letramento digital. Mais especificamente pretende-se, estimular o uso da técnica Stop Motion despertando o interesse dos discentes pela linguagem audiovisual e identificar elementos que caracterizam o gênero textual trabalhado (seja narrativo, informativo). A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação, encontros para realização da oficina, registros fotográficos. Dessa forma, estabeleceu-se uma relação entre a teoria e aprática no âmbito educacional, considerando, sobretudo, os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a técnica influencia positivamente no desenvolvimento da habilidade de produção textual, melhorando o raciocínio e proporcionando o aprendizado através da correlação com o uso das Tecnologias Digitais, oportunizando experiências enriquecedoras para nós enquanto pesquisadores do campo educacional assim como para os docentes que atuam na Educação Básica.
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    A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE
    (2019) Sousa, José Paulo de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/2326676958979140
    A atuação do professor em sua forma de ensinar, seja em qualquer forma de transmissão,constitui um fator de mudanças na vida das pessoas, contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais de seu alunado. A utilização da tecnologia para criação de livros, artigos, cartilhas, dentre outras infinitas produções impressas ou digitais, oferece a aproximação de um recurso criado por um profissional que está lecionando próximo ao aluno e em seu contexto social. Essa pesquisa traz um aporte teórico, com uma metodologia de caráter quali-quantitativo, no sentido de aprofundar a temática e as possibilidades em identificar as dificuldades e características pertinentes para compor recursos no campo educacional. Desta forma, as ferramentas ou recursos criados pelo professor oferecem a democratização do seu conhecimento, de forma a expor o senso crítico e intelectual, mediante composições de produtos que registram sua habilidade de disseminador de conhecimentos. Os resultados indicam que aplicabilidade da tecnologia na educação está presente na sala de aula, sendo apresentada através do material didático produzido pelo professor, contudo a expressividade desse perfil tecnologia ainda é tímido comparado as diversas possibilidades que a tecnologia oferece como softwares educacionais, jogos digitais dentre outras expertises que tornam a aula mais atrativa.
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    A importância dos gêneros digitais para o processo de aprendizagem de língua portuguesa
    (2019) Costa, Fidel Matos da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
    O objetivo deste trabalho foi investigar o uso da tecnologia voltado para o estudo dos gêneros digitais ou emergentes, buscando entender quais são os principais desafios e problemáticas encontrados pela escola no uso desses gêneros. Isso nos permitiu compreender a influência da tecnologia para o surgimento desses novos gêneros, mais especificamente, no processo de aprendizagem em língua portuguesa.O trabalho tomou base a perspectiva de língua como interação e observa os estudos de Marcuschi e Xavier (2005) e Marcuschi (2008) para o tratamento dos gêneros textuais e a influência que atecnologia exerceu sobre os gêneros emergentes. Tomamos como princípios norteadores para o ensino a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a fim de situar práticas de leitura e escrita nos meios digitais para aprendizagem dos estudantes,especificamente no que atestam os descritores do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Dado que suportes diversos e gêneros trazem práticas discursivas, entendemos que estes tornam possível ampliação de letramentos e participação mais efetiva da vida em sociedade uma vez que se espera que haja uso real da língua, levando em consideração a formação cidadã crítica e autônoma.