02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Percepções acerca das práticas pedagógicas na formação docente : a didática no ensino de línguas em Surubim-PE(2024-07-30T03:00:00Z) França, Marcela Cardoso da Mota; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/1435817306255688A didática tem grande relevância no processo de ensino-aprendizagem de línguas, auxiliando o docente a desenvolver práticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem dos indivíduos. Este estudo tem por objetivo geral analisar a percepção docente acerca das práticas pedagógicas na formação para o ensino línguas no município de Surubim-PE. Foram definidos como objetivos específicos: compreender de que forma a didática pode contribuir para o professor promover ações facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem; investigar as contribuições do método, do planejamento e da relação teoria-prática à didática para a construção de um processo educativo crítico-reflexivo; e pesquisar o papel das práticas pedagógicas no processo de formação de professores de línguas. Para tanto, realizamos uma investigação bibliográfica, exploratória e quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Freire (1996), Tardif (2002), Marcuschi (2000), Pimenta (1996) e Vygotsky (2000). Com o estudo, observamos que todos os professores colaboradores da pesquisa reconhecem a importância da didática nas práticas pedagógicas no ensino de línguas, assim como a importância da formação docente. Porém, também é evidente que há uma defasagem no preparo de alguns, quando se diz respeito à formação docente, visto que mais de 50% dos entrevistados estão em sala de aula sem essa preparação. Isso demonstra a necessidade de investimento e suporte na formação contínua dos profissionais da educação, visando a aprimorar suas habilidades didáticas e pedagógicas.Item O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor(2019) Lima, Aparecida da Dores Silva de; Silva, Valéria Casemiro da; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877Esse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente.Item Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico(2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.Item O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares(2021) Mendes, Roseane Alves da Silva; Lopes, Janice Maria Araújo; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309A utilização da sequência didática como estratégia de ensino traz diversos benefícios para o aprendizado dos alunos, tornando-se uma ferramenta a mais para organizar o planejamento escolar, ampliar e contextualizar os conteúdos. O tema alimentação tem sido motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados. O objetivo da pesquisa foi analisar as etapas utilizadas no processo da sequência didática adotada pelo professor, utilizando como contextualização, os hábitos alimentares entre as crianças da educação infantil, de uma escola pública situada em um município do estado de Pernambuco. A metodologia utilizada foi uso de formulário para a coleta de dados e analisados com auxílio de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados identificam a importância de uma alimentação saudável, e como ela pode promover um bom desenvolvimento das crianças auxiliando o desenvolvimento físico e cognitivo, criando momentos de socialização e acolhimento. Por essa razão a prática de sequência pedagógica e a alimentação saudável para as crianças é tão importante, promovendo um melhor desenvolvimento pessoal, físico e intelectual. Conclui-se assim, o uso adequado da sequência didática na educação infantil, podendo contribuir para entre outras coisas construir uma cultura nas crianças de hábitos alimentares saudáveis.Item Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia(2021) Santos, Naylis Carla Nogueira dos; Sales, Júlia Victória Batista de; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6291572477236630; http://lattes.cnpq.br/9938825980968174É preciso reconhecer a importância dos desafios encontrados por docentes na luta para uma educação mais significativa durante a situação pandêmica, que tem como urgência repensar as medidas conceptivas, mas extensas na prática pedagógica, neste sentido esta pesquisa está voltada a acompanhar e compreender as práticas em ambientes virtuais, que precisaram ser adaptadas a partir das necessidades dos métodos de ensino no contexto da pandemia COVID-19. Tendo como objetivo avaliar a percepção dos professores do ensino médio quanto às adaptações ao ensino remoto emergencial através de seus relatos de experiências, com suas práticas e métodos utilizados em modalidade remota no momento de isolamento social (compreendendo o último semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021). A pesquisa foi realizada no Estado de Pernambuco, do ponto de vista da problematização da pesquisa em tela, priorizando adotar a abordagem qualitativa. Os docentes das escolas públicas estaduais e também da rede privada que ministram aulas no Nível Médio foram os elementos componentes dessa pesquisa educacional. Para tal, como modalidade utilizou-se pesquisa bibliográfica que explora e analisa a qualidade da educação. A medida da situação enfrentada encontra-se em uma linha entre preservação da vida, necessidades sociais e a valorização de profissionais na atualidade, visando o desenvolvimento de soluções tendo em consideração todas as dificuldades encontradas e olhando para realidade educacional na busca do entender os valores, limites e fragilidades para compreensão de novos tempos que todo o mundo e cenário educacional vêm enfrentando.Item A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil(2021) Silva, Josefa Guiomar da; Carvalho, Maria Suelayne da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/1794058317148464O presente trabalho tem como objetivo investigar ferramentas que utilizem da musicalização como principal instrumento no processo de ensino e aprendizagem, na educação infantil, analisando como o ato de ouvir música, consequentemente a brincadeira desenvolve a fala, o modo de agir, o comportamento e como consegue se relacionar em sociedade. Para desenvolvê-lo, realizamos uma pesquisa de campo do tipo exploratória, em uma escola da rede particular que atua na educação infantil na cidade de Gravatá/PE. Através da aplicação de um questionário aberto, coletamos dados que proporcionaram reflexões sobre a prática da educação musical nesta instituição de ensino. Os resultados alcançados mostram que as professoras participantes da pesquisa têm conhecimento sobre a importância da música nas atividades escolares. Assim, por mais que as professoras tenham mostrado a importância do trabalho com a música, conclui-se, portanto, que é necessário estruturar melhor a formação inicial do docente, para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a música na escola, em especial, na educação infantil. Assim, o profissional em educação, precisa ser conhecedor de técnicas e metodologias adequadas no contexto da educação, onde o mesmo terá condições de desenvolver melhor seu trabalho com a música na educação infantil. Sendo assim, a musicalização é um instrumento intermediador que possibilita o processo de ensino e aprendizagem, na busca pelo desenvolvimento das crianças, despertando e aprimorando habilidades, que favoreçam a criatividade e a socialização. Nesse contexto, podemos perceber que a música pode proporcionar uma aprendizagem mais lúdica e agradável, possibilitando ao aluno, obter resultados mais satisfatórios.Item Relevância do conhecimento das estratégias educacionais para a humanização na área da saúde(2021) Silva Junior, José Jaidelson da; Silva, Sandra Nunes da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710A educação, é na verdade indispensável a qualquer título ou setor, que justifique compromisso, empenho e progresso, confirmando a importância de abordar esse tema, fazendo essa abordagem da educação na saúde. Abre-se muitas possibilidades que vão além da educação em saúde, possibilidades da introdução da pedagogia no setor hospitalar, nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), nas gestões de saúde e dentro dos grupos multiprofissionais que compostos na saúde como NASF(Núcleo de Apoio ao Saúde na Família), PSF ( Programa Saúde da Família), CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial), no SAD (Saúde Assistencial Domiciliar) entre outros programas que compõem a saúde básica. Levando em consideração as circunstâncias e sua significativa contribuição nas áreas, se vê a necessidade de trabalhos realizados nessa perspectiva onde os pedagogos possam contribuir em melhorias. Com o intuito de descrever e relacionar as respectivas áreas, e como podem estar relacionadas de maneira produtiva, com o objetivo de evidenciar ferramentas/ tecnologias que podem complementar a presente situação. Apontando as relevâncias que englobam as contribuições da educação para uma melhora a humanização na área da saúde, que pode transformar ações e vida, tanto dos profissionais quanto dos clientes usuários dos serviços, no setor público ou privado, pois as mudanças metodológicas contribuirão para o crescimento social, entendendo que a educação é transformadora e indissolúvel.Item O lúdico como recurso pedagógico para motivar práticas de letramentos no ensino fundamental: conexões dialógicas com percepções e experiências de docentes(2021) Silva, Gerline Viana da; Albuquerque, Wedja Aline de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O presente artigo apresenta resultado de pesquisa que teve como objetivo principal investigar as percepções e os relatos de experiências pedagógicas de docentes sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Quanto ao aporte teórico, mapeamos concepções direcionadas aos eixos temáticos da pesquisa, tais como: o conceito de lúdico na educação em diálogo com a noção de letramento como apropriação autônoma da leitura e da escrita com foco na criticidade e na formação cidadã. Em termos metodológicos, a pesquisa é aplicada e prioriza abordagem qualitativa. Inicialmente, partimos de revisão bibliográfica para consolidar o aporte teórico da investigação. Posteriormente, realizamos estudo de caso com docentes da educação básica para avaliar percepções e experiências sobre atividades lúdicas na motivação de práticas de letramentos de crianças no ensino fundamental. Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam no município de Gravatá-PE no contexto do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada on-line, por meio da ferramenta Google forms. A análise de dados revelou a importância de planejar aulas, utilizando o recurso lúdico desde a fase inicial até a etapa final do ensino fundamental, principalmente como instrumento motivador nas práticas de letramento. Tendo em vista que as brincadeiras e os jogos são fundamentais para dinamizar a aprendizagem das crianças, os achados dessa pesquisa reforçam a importância de explorar os recursos lúdicos em sala de aula, visando ao processo de letramento como momento no qual os alunos devem ir além da codificação e da decodificação nas práticas de leitura e escrita. É fundamental compreender o processo de letramento atrelado a aprendizagens significativas, ativas e prazerosas, percebendo-se o diálogo entre os recursos lúdicos e as práticas de leitura e escrita no contexto do ensino fundamental.Item Educação na zona rural: dificuldades no processo de ensino e aprendizagem(2021) Araújo, Claudiana Rafaela de Lima; Aguiar, Eliene da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as diferenças, bem como as dificuldades inerentes à educação da zona rural, trazendo à tona também os avanços e os desafios atuais que fazem parte da educação neste ambiente específico. Assim, a problemática é a seguinte: Como os docentes podem enfrentar as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem do aluno do campo? A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa de caráter qualitativo baseado no estudo de revisão de literatura, a partir dos estudos de Cunha (2009), Travessini (2015), Hage (2005) e outros teóricos. Destarte, este trabalho possibilitou verificar que existe um número significativo de alunos que não frequentam diariamente a escola por diversas barreiras que ocorrem no período letivo, sendo um dos principais motivos o trabalho nas lavouras, pois desde a mais tenra idade, as crianças precisam ou são obrigadas por seus pais a trabalhar na roça e na criação de animais. Além de todas as dificuldades que são encontradas no âmbito do ensino rural, a maioria de suas turmas são multisseriadas, devido ao pequeno número de professores e também devido ao fato das escolas terem um déficit de sala de aulas para suprir as demandas das séries existentes. Tais fatores contribuem para a redução da qualidade do ensino neste modelo, intensificado pela heterogeneidade existente decorrente de faixas etárias diversas de alunos, os quais convivem com a ampla diversidade de conteúdos abordados no mesmo espaço de ensino e aprendizagem. Apesar de todos os desafios existentes no meio escolar rural, a maioria dos profissionais envolvidos apresentam interesse de inovar ou adaptar estratégias para aprimorar e ter mais alcance no que se é proposto ao ensino, visando a melhoria no aprendizado. Portanto, mesmo com os avanços da educação do campo no Brasil, ainda há as dificuldades e os desafios, os quais são enfrentados dia após dia para que se tenha um ensino que atenda as necessidades dos estudantes da zona rural.Item O uso dos jogos no ensino da matemática(2022-01-20T03:00:00Z) Silva, Joanna D’arc Bispo da; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276A falta de compreensão de conceitos e métodos para o ensino da matemática vem tornando- se um instrumento excludente no seu uso. Dessa forma, buscou-se novas práticas metodológicas e tecnologias com o uso de jogos. A utilização do jogo como ferramenta de aprendizagem é o foco principal da pesquisa. O jogo lúdico é explorado de forma espontânea trabalhado para dinamizar o conteúdo e compreensão da matemática. O trabalho inquiriu informações sobre os jogos e suas contribuições para o ensino. Com isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com dez professores dos anos iniciais, A coleta de informações foi por meio de questionário seguido de dez perguntas abertas e fechadas. A pesquisa se deu após uma ação escolar da “semana da matemática”. Em uma escola municipal da Zona da Mata de Pernambuco. A pesquisa se enquadra na dimensão qualitativa, proporcionando uma reflexão sobre o uso dos jogos e sua contribuição educativa. Os jogos devidamente planejados e compartilhados auxiliam no aprendizado de forma satisfatória, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, favorecendo a concentração, o raciocínio lógico, emocional, dentre outras habilidades. Conforme os dados analisados os jogos matemáticos se mostram como excelente viés educacional.
