02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais)
    (2023-12-29T03:00:00Z) Silva, Suzana Ferreira da; Santos, Flávia Portela;  http://lattes.cnpq.br/4010793113764185
    Este trabalho traz um relato de experiência no desenvolvimento do ensino da física com alunos do 8. e 9. anos do ensino fundamental II (anos finais) através de experimentos, utilizando materiais de baixo custo para o entendimento do funcionamento dos foguetes através de seu lançamento com aparato experimental. A metodologia envolveu a aplicação didática de seis aulas com alunos do Ensino Fundamental II (anos finais) em uma disciplina eletiva de uma escola municipal de ensino integral de Igarassu – PE. Os foguetes desempenharam e desempenham um papel importante para a humanidade. Ao longo da história, ele já auxiliou em guerras, já proporcionou o deslocamento de objetos e pessoas e, diariamente, tem contribuído no lançamento de satélites para, por exemplo, atuar no funcionamento dos GPSs. Para fins didáticos, podemos construir o foguete de várias formas e com diversos materiais, como garrafas PET, usando como combustível algo comum e fácil, a água. Nesta pesquisa, foi construído o aparato experimental para lançamento de foguete e sua base de lançamento possuindo mecanismo de propulsão à água e ar comprimido. Com esse tipo de experimento, podemos observar a ação das forças que atuam neste fenômeno e a aplicação das leis de Newton. Diante dos resultados, pode-se afirmar que atividades como essas estimulam os estudantes e instigam sua curiosidade no desenvolvimento da aprendizagem, sendo muito pertinente a prática experimental para o ensino da física.
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    Olimpíada brasileira de Astronomia e o uso dos foguetes no ensino da Física
    (2023-12-26T03:00:00Z) Aguiar, Keylla Cristiane Barbosa de; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/7795616118954076
    Esta pesquisa objetiva analisar os lançamentos e contribuições da experimentação com foguete de garrafa PET para abordar conteúdos de mecânica no ensino de Física com os alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Barbosa da Costa e Silva, de Bom Jardim-PE. A Física por sua vez se faz presente em toda parte do nosso cotidiano e os movimentos e técnicas bem trabalhadas pelos autores deixam os assuntos mais compreensíveis para os alunos. O referencial teórico está dirigido para o ensino da Física Base Nacional Comum Curricular e na construção do foguete de garrafa PET na orientação da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este trabalho de pesquisa é de cunho qualitativo com metodologia do tipo exploratória, descritiva e experimental. Foi realizada em três etapas: a construção do foguete com garrafas PET, as técnicas de lançamento e análise dos movimentos com assuntos de Física. O lançamento do foguete foi o ponto principal para compreender os conteúdos de Física.
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    Astronomia e Física : contribuições de um clube de Astronomia Amadora atuando dentro e fora da escola
    (2023-12-12T03:00:00Z) Donato, Felipe José Virgínio; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
    Este trabalho propôs investigar as contribuições de um clube de Astronomia Amadora, localizado no município de Surubim, no estado de Pernambuco. O Clube atua dentro e fora de escolas públicas e privadas, e desenvolve atividades em espaços públicos, como praças e no centro cultural do município, atendendo ao público em geral. As atividades, teóricas e práticas, contemplam temas envolvendo conceitos de Astronomia e Física, com a finalidade de contribuir na construção de conhecimentos científicos; promover a divulgação científica e despertar o interesse de jovens pela ciência. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e um grupo de representantes do público geral, com o objetivo de analisar se a atuação do Clube impacta positivamente na construção de conhecimentos de Astronomia e Física, contribuindo para alfabetização científica. A metodologia teve uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, elaborados através da ferramenta Google Forms e impressos, que abordaram questionamentos específicos, de acordo com os sujeitos de pesquisa, os quais revelaram como o Clube conseguiu atuar positivamente. Os estudantes afirmaram que a atuação do Clube na escola ajudou a esclarecer conceitos da Física, tais como: Mecânica, Energia, Gravitação Universal, Fenômenos Ondulatórios, Cosmologia, entre outros. Observou-se que os propósitos promovidos pelo Clube de Astronomia Amadora foram revelados nos resultados, demonstrando impacto positivo nos envolvidos. Percebeu-se também que as ações do Clube contribuem de forma significativa para a educação científica e conhecimentos de Astronomia e Física.
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    Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática
    (2023-12-20T03:00:00Z) Silva, Erivaldo Correia da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/5888241056559998
    Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática baseada no ensino por investigação, focada no ensino do conteúdo das transformações gasosas. A abordagem do ensino por investigação promove a aprendizagem ativa e significativa dos alunos, colocando-os como protagonistas na construção do conhecimento. A sequência didática proposta segue uma estrutura progressiva, envolvendo atividades práticas por meio de simulação virtual, experimentos e análise de dados. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos conteúdos das transformações isobárica, isovolumétrica e isotérmica, além de habilidades de pensamento crítico e científico, e que aprimorem suas habilidades de investigação e trabalho em equipe. As atividades propostas podem também servir, para outros professores de física, como uma ferramenta de auxílio durante sua prática docente no ensino das transformações dos gases. A sequência didática busca promover uma educação mais contextualizada, formando alunos críticos, reflexivos e cientificamente alfabetizados.
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    Recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas com estudantes em atendimento educacional especializado
    (2023-12-14T03:00:00Z) Silva, Eliane Maria da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
    Este trabalho tem como finalidade promover a educação inclusiva, com foco em recursos didáticos adaptados, que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem para alunos em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os alunos que recebem apoio educacional especializado, muitas vezes enfrentam desafios específicos na compreensão de conceitos científicos. Esses alunos podem ter dificuldades em assimilar informações abstratas ou não e complexas, o que pode afetar seu desempenho acadêmico. Para ajudá-los a superar esses obstáculos, é essencial que os professores adotem estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas às necessidades práticas de aprendizado. Assim, para a aprendizagem do conteúdo de ondas mecânicas, foram construídos uma máquina de onda, um pêndulo de ondas e uma mola maluca, todos com materiais de baixo custo, como experimentos para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos de forma concreta, desenvolvendo suas habilidades e competências. O principal objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas, em alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual, localizada no município de Orobó, no agreste de Pernambuco, que necessitam de Atendimento Educacional Especializado. A metodologia contemplou, inicialmente o levantamento sobre os tipos de deficiência dos alunos em Atendimento Educacional Especializado. Com base nas descobertas, um conjunto de experimentos foi planejado e desenvolvido para atender às necessidades únicas e aos estilos de aprendizagem dos alunos do AEE. Foram utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, de modo que os alunos pudessem participar das atividades. Os resultados deste estudo apresentaram informações valiosas sobre experimentos de baixo custo para a compreensão de conceitos de ondas mecânicas para alunos em AEE.
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    Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais
    (2023-12-28T03:00:00Z) Silva, Deyse Luana Azevedo da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/7975680861922198
    O ensino de Física ainda precisa ser melhorado no que diz respeito à aplicação de diferentes métodos de ensino e na disponibilidade de materiais didáticos voltados à aplicação da ciência no cotidiano. Esses fatores poderiam proporcionar a facilidade de compreensão dos conteúdos e promover maior interesse dos estudantes da educação básica. Isso, porém, requer um trabalho árduo e contínuo, uma vez que é um grande desafio para o professor romper a barreira de uma visão caótica que foi rotulada à disciplina. É possível o entendimento dos conteúdos desta ciência se a execução das aulas for além dos cálculos matemáticos, pois existem vários fenômenos naturais envolvidos no cotidiano que podem ser explorados no processo de aprendizagem. A Física, sendo trabalhada com praticidade, envolvendo o meio ambiente, por exemplo, fornece um vasto conhecimento aplicado. Através de vivências compartilhadas e estimulantes, essa junção possibilita uma visão de mundo crítica, com intervenções para a diminuição dos impactos ambientais. Os conceitos físicos extraídos das temáticas ambientais “poluição do ar”, “poluição da água” e “poluição do solo” foram algumas problemáticas estudadas neste trabalho. Procedendo nessa perceptiva, o estudo tem como objetivo proporcionar e relacionar o ensino de Física com questões ambientais, sendo assim uma proposta metodológica para ser utilizada pelo professor na sala de aula. O trabalho detalha a construção de maquetes com utilização de materiais de baixo custo e recicláveis, utilizando a Física experimental como soluções para problemas ambientais, e relata a vivência da aplicação desta prática em uma turma de 3. ano do ensino médio.
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    Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio
    (2023-12-19T03:00:00Z) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352;  http://lattes.cnpq.br/5731995772503430
    Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
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    Simulações digitais no ensino da Física como facilitadores da aprendizagem : um mapeamento da literatura
    (2023-12-22T03:00:00Z) Ribeiro, André Luís de Melo; Santos, Francisco Luiz dos;  http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/2999088868543524
    Simulações digitais são programas de software interativos que reproduzem fenômenos físicos do mundo real. Eles oferecem um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos explorem conceitos complexos de física em um ambiente virtual. Esta tecnologia ganha espaço no processo de ensino de física. Levando em consideração esse contexto, esta pesquisa busca analisar as práticas de integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física. Para tal, metodologicamente, trata-se de um mapeamento sistemático, analisando artigos revisados por pares publicados entre 2016 e 2022, classificada como qualitativa e exploratória, uma vez que tem como intuito explorar os últimos trabalhos publicados no âmbito da integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física e uma abordagem bibliográfica, pois é fundamentada por meio da leitura de artigos de revistas especializadas na área e de periódicos, monografias, dissertações de mestrado. Os critérios de inclusão abrangem estudos que investigam o uso de simulações digitais no ensino de física. As descobertas preliminares sugerem que a integração de simulações digitais no ensino de física leva a um maior envolvimento dos alunos e a uma compreensão conceitual mais profunda. Simulações, como as que exploram a mecânica quântica ou as forças gravitacionais, têm mostrado resultados promissores na melhoria dos resultados da aprendizagem. No entanto, os desafios relacionados com o acesso, os requisitos de recursos e a formação de professores também são evidentes.
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    Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica
    (2023-12-05T03:00:00Z) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929
    A falta de interesse no estudo da disciplina de Física pode ter diversas causas. Uma delas, que merece destaque é o ensino deficitário. Este, marcado pelo método de ensino tradicional e extremamente dependente do livro didático, é desenvolvido através de aulas baseadas na transmissão de informações e fórmulas, seguindo de aplicação desses por meio de exercícios pré-determinados pelo professor. A fim de buscar melhorias e trazer mudanças para tal cenário, o presente trabalho buscou desenvolver um jogo de tabuleiro para serem trabalhados conceitos de Eletrodinâmica, tendo em vista a potencialidade dos jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez elaborado, o referido jogo foi posto em prática com uma turma de 3 ano do Ensino Médio de uma escola de referência, localizada na cidade de Vertente do Lério, do estado de Pernambuco. A aplicação foi seguida de um questionário para que os alunos avaliassem o uso de jogos didáticos nas aulas de Física, dando a estes a oportunidade de exporem suas opiniões e sugestões. O respectivo trabalho apresentou resultados promissores, pois foi possível observar o interesse e o envolvimento dos discentes ao decorrer da aplicação do jogo, levando-os a desenvolver uma participação ativa.
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    O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado
    (2023-12-04T03:00:00Z) Pereira, Jeciane da Cruz; Marques, Maria Danielle Rodrigues;  http://lattes.cnpq.br/7367303830021148
    O foco deste estudo foi aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Campo), especificamente na disciplina de Física, por meio da implementação de uma sequência didática estruturada, envolvendo atividades práticas. A abordagem metodológica adotada consistiu na realização de experimentos relacionados à cinemática, visando simplificar a compreensão de conceitos e estimular o interesse dos estudantes. A avaliação da eficácia dessa abordagem foi conduzida através de questionários que coletaram as percepções dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos tanto na compreensão dos conceitos quanto no entusiasmo dos participantes, evidenciando o potencial da metodologia. Este estudo enfatiza a importância de estratégias práticas no ensino da Física, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem e na solução de desafios.