02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização e letramento: um relato de experiências sobre estratégias de enfrentamento de dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental
    (2019) Silva, Ana Paula Rocha da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    O presente estudo configura-se como relato de experiência, cujo objetivo principal éanalisar estratégias utilizadas na ação docente para minimizar dificuldades de leitura e escrita no 6º ano do ensino fundamental, considerando articulações entre alfabetização e letramento.Como aporte teórico, foram priorizados os trabalhos que discutem alfabetização e letramento, tendo em vista a complexidade e as conexões indissociáveis desses conceitos. Em termos metodológicos, este estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativacom observação participante e como forma de registro um diário etnográfico escolar. Muitos docentes deparam-se com as dificuldades de leiturae escrita de estudantes que iniciam novo segmento do ensino fundamental (6º ano) ainda sem o domínio efetivo de leitura e escrita, repercutindo nas práticas de letramentos.