02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI(2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.Item Atuação dos profissionais de enfermagem como gestores nas unidades de saúde familiar(2020-01-28) Silva, Joyce Fernanda Ferreira da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/5753018511099178O Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa de saúde existente no Brasil, disponível para todos os cidadãos. Este programa é movimentado por meio da seguridade social, pois quando a população paga seus impostos, parte deles são revertidos para a saúde. Uma das criações do SUS foi a Unidade de Saúde Familiar (USF) para prestar atendimentos primários aos pacientes de determinada localidade, sendo que cada USF criada é gerenciada por um profissional de enfermagem. O enfermeiro tem como funções em uma USF, liderar, planejar, coordenar e executar atividades administrativas e de saúde para que assim os cidadãos estejam satisfeitos com o serviço prestado, mas para isso, o enfermeiro conta com ajuda do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Esse artigo tem como objetivo analisar a função do enfermeiro como gestor nas USF. Para isso, investigou-se na literatura especializada artigos que tivessem ligação com o objetivo de pesquisa a fim de realizar uma análise de dados mais precisa. Foram selecionados 18 artigos, publicados no período de 2005 a 2019. Os principais resultados apontam que os enfermeiros se sentem sobrecarregados devido ao trabalho assistencial e gerencial que precisa ser executado diariamente, a infraestrutura muitas vezes inadequada, falta de materiais, falta de capacitação, dentre outros. No entanto, eles apontam que a satisfação dos pacientes é sua principal motivação para continuidade do seu trabalho.
