03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização das relações de emprego nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no município de Triunfo-PE
    (2023-05-05) Ribeiro, Valéria Barbosa; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372
    Diante das dificuldades diárias que afetam a vida dos trabalhadores no Brasil, entre as quais a informalidade e a deterioração das leis trabalhistas, deixando-os vulneráveis em se tratando das relações de emprego, o presente trabalho tem como objetivo levantar, apresentar, analisar e interpretar informações sobre as relações de emprego nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no município de Triunfo/PE, buscando indícios de informalidade e de outras características que possam demonstrar deterioração das condições de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória, feita a partir de revisão bibliográfica de literatura e com coleta e análise de dados e informações obtidos por meio de bases secundárias e aplicação de questionário junto a trabalhadores e empregadores do comércio e de empresas prestadoras de serviço de Triunfo/PE. Com base nos resultados obtidos, notou-se que apenas 14,3% dos respondentes trabalhavam sem registro. Do percentual dos trabalhadores registrados, nota-se que uma pequena quantidade tem, de fato, todos os seus direitos assegurados. Os demais têm assegurados somente os benefícios que são mais populares e alguns recebem apenas o salário. No que se refere a parte dos empregadores, é importante mencionar que a maior dificuldade apresentada para o registro dos funcionários são os custos trabalhistas. Em suma, apesar da pesquisa revelar problemas nas relações de emprego, os resultados gerais da amostra obtida foram de certa forma positivos. No entanto, há problemas nas relações de emprego que precisam ser solucionados para que haja uma relação entre empregados e empregadores mais saudável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Possibilidade de ser MEI: um estudo na cidade de São José do Belmonte - PE
    (2022-10-13) Souza, Natália Pereira de; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178
    O objetivo desse artigo é identificar os perfis dos Microempreendedores Individuais (MEI) e dos empreendedores informais, que possivelmente se enquadram nas especificações do MEI na Cidade de São José do Belmonte. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: Informalidade e Formalidade; Empreendedorismo; Microempreendedor Individual. A Metodologia empregada teve como base uma Abordagem Quali./Quanti. (Mista). Os Métodos utilizados foram, pelo lado qualitativo, um Estudo de Caso municipal, através de uma pesquisa de campo; pelo lado quantitativo, utilizou-se uma Estatística Descritiva, tornando a Pesquisa realizada, Explicativa. Os Materiais usados foram um Questionário/Survey, para a coleta dos dados, uma pesquisa documental, além de diversos artigos científicos, livros acadêmicos e outras publicações específicas. Discutiu-se neste trabalho, a possibilidade de os cidadãos virem a ser um MEI, como forma de estimulá-los a se formalizarem, vindo a possuir um amparo legal e desfrutar de benefícios sociais e das vantagens comerciais da Lei, que os ampara, ao gerar segurança na sua formalização, evitando todo tipo de informalidade. Os Resultados obtidos demonstraram, através da análise e da mensuração dos dados, que se tornou viável a identificação do perfil dos cidadãos pesquisados.